Projeto “Justiça e Escola: Uma Parceria pela Paz” diminui criminalidade infanto-juvenil no interior de São Paulo

Ao final do primeiro semestre do ano letivo, o juiz Thiago Henrique Teles Lopes, que atua na Comarca de Andradina (SP), tem razões de sobra para comemorar. Ele é idealizador do projeto Justiça e Escola: Uma Parceria pela Paz, que envolve toda a rede municipal e estadual das cidades paulistas de Castilho, Nova Independência, Murutinga do Sul e Andradina.
O objetivo principal é combater o alto índice de conflitos envolvendo jovens, especialmente a chamada “guerra de bairros”. Thiago conta que a região sofria com este tipo de violência, que costumava ter a participação de muitos jovens. A situação, agora, é outra. “O índice de violência infanto-juvenil diminuiu drasticamente desde que começou o trabalho”, destaca o magistrado.
O programa prevê palestras periódicas aos alunos de ensino médio e fundamental, abordando temas como cidadania, justiça e projeto de vida. Os jovens também visitam o Fórum da cidade, participam de um júri simulado e fazem apresentações culturais a cada fim semestre. Uma espécie de celebração aos bons resultados – que se refletem na vida dos alunos, seus familiares e professores.
“A participação destes jovens é muito grande e positiva. Eles têm apresentado melhora no desempenho escolar e em atividades com as quais não tinham tanta afinidade, naquelas que se mostravam mais tímidos”, diz.
A iniciativa conta ainda com o apoio e parceria do Ministério Público, assistentes sociais, psicólogos, representantes da Coordenadoria Regional de Ensino, câmara de vereadores, prefeituras e secretarias municipais de educação, Conselho Tutelar e Polícia Militar e Civil.
AMB no projeto
A partir de agosto, os alunos do quinto ano do ensino fundamental participarão da segunda fase do projeto. Operadores do Direito vão visitar as escolas, aprofundando os conhecimentos sobre as instituições ligadas à Justiça, bem como desenvolvendo a reflexão sobre os conceitos de ética e legalidade, com o intuito de construir uma sociedade livre, justa e solidária. No trabalho, será utilizada a cartilha “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”, desenvolvida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O encerramento será em outubro, durante a Semana da Criança, quando os alunos apresentarão trabalhos e atividades artístico-culturais com referência aos assuntos abordados.




