Prêmio AMB de Jornalismo valoriza imprensa brasileira
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lança nesta segunda-feira, dia 19 de setembro, o Prêmio AMB de Jornalismo 2005. A iniciativa tem o objetivo de valorizar trabalhos jornalísticos que contribuam para o aprimoramento da prestação dos serviços judiciários à população, sejam eles denúncias de irregularidades ou o retrato de práticas positivas e inovadoras.
Ao contrário do ano passado, quando o prêmio foi voltado exclusivamente para o jornalismo impresso, esta segunda edição prestigiará outros quatro segmentos da imprensa: TV, Rádio, Internet e Articulistas/Comentaristas. Também foram criadas duas novas categorias: “Jornalismo Regional” e “Associações Filiadas”.
A primeira premiará um veículo de comunicação por região. A segunda foi criada para valorizar as iniciativas de comunicação — informativos impressos (jornais ou revistas) — das associações de magistrados filiadas à AMB. Ao todo, serão distribuídos R$ 140 mil em prêmios.
Para o presidente da entidade, juiz Rodrigo Collaço, o prêmio busca encurtar a distância entre o Poder Judiciário e a sociedade. “A iniciativa é mais uma demonstração do esforço da AMB para aperfeiçoar o diálogo entre magistratura e sociedade. Temos a convicção de que o trabalho dos profissionais de imprensa deve ser valorizado, já que são eles os responsáveis pela tradução do que acontece no meio judicial”, acredita Collaço.
As inscrições para o prêmio vão de 19 de setembro a 28 de outubro de 2005 e já podem ser feitas pelo site www.amb.com.br/premio. Os trabalhos inscritos devem ter sido publicados entre 15 de outubro de 2004 e 15 de outubro deste ano. A premiação está prevista para o início de dezembro.




