Pensionistas pedem direito a voto durante reunião da pasta

Na primeira reunião da Secretaria de Pensionistas da AMB realizada nesta segunda-feira (5), em Brasília, foi deliberado que a pasta vai encaminhar à presidência da Associação o pedido de alteração do estatuto sobre o direito a voto. O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, concordou que o pleito poderá ser apresentado na assembleia geral que vai ocorrer durante o XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, de 24 e 26 de maio do ano que vem, em Maceió.
Jayme de Oliveira explicou que as 300 pensionistas da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) conseguiram o direito a voto na assembleia geral eleitoral, para escolher a diretoria eletiva. Disse, ainda, que vai conversar com os presidentes das associações regionais para saber quem é favorável ou contrário à proposta. “As associações estaduais de Rondônia, Ceará e Espírito Santo já adotam o direito a voto das pensionistas. É um pleito importante e justo”, afirmou.
Na ocasião, o presidente da AMB falou sobre o trabalho desenvolvido pela entidade na reforma da Previdência e que pretende fazer reuniões da Secretaria de Pensionistas nos estados. “O quadro para as futuras pensionistas está muito pior, caso a atual proposta da reforma da Previdência seja aprovada. Estamos atuando também na questão dos aposentados que vai atingir diretamente as pensões que eles vão deixar”, explicou.
No início da reunião, a vice-presidente Administrativa, Maria Isabel da Silva, fez um panorama sobre as reformas que estão em andamento no Congresso e falou acerca da atuação da AMB. “O quadro atual é difícil e as pensionistas entenderam o trabalho que a AMB vem atuando para evitar os retrocessos na reforma da Previdência”, explicou.
Para a secretária da Secretaria de Pensionistas, Haydée Mariz, a reunião foi produtiva. “É muito importante que a gente ouça as bases a fim de que a AMB seja cada vez mais independente e representativa, incluindo as pensionistas. O presidente Jayme pediu o nosso empenho no trabalho com os representantes das associações estaduais quanto ao direito a voto, para que o assunto seja aprovado na assembleia geral”, disse.
O presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), Ezequiel Turíbio, concordou com o pleito da AMB em levar o assunto para assembleia geral e disse que no seu estado as 118 pensionistas têm direito a voto.
Participaram também da reunião as pensionistas Divina Ferreira (Asmego), Elizabeth Mattos (AMC), Eneida Barbosa (Ajuris), Maria Spinola (ACM), Rita Patrícia Lessa (Amapar), Helena Maia (Ameron), Narme Ferreira ( Ameron) Marlene Fernandes e Rosilene Cheim (Amagis-MG).
Confira os depoimentos de algumas participantes:
“A reunião foi muito produtiva. A doutora Maria Isabel representou muito bem a AMB e acredito que o presidente Jayme de Oliveira vai fazer uma ótima administração. Queremos o direito a voto porque pagamos como todo magistrado e não temos o mesmo direito de votar”
Eneida Barbosa – pensionista Ajuris
“A reunião foi excelente uma demonstração do interesse da AMB pela pensionista. Fiquei entusiasmada com os assuntos abordados e estamos esperançosas com a gestão do presidente Jayme”
Marlene Fernandes – pensionista Amagis- MG
“A reunião foi ótima e produtiva. Estamos aqui sempre brigando pelos nossos direitos”
Patrícia Lessa – pensionista Amapar
“Essa reunião foi um momento histórico para nós. Pela primeira vez, conseguimos reunir em Brasília várias diretoras de departamento com o presidente Jayme que foi sensível as nossas reinvindicações”
Elizabeth Mattos – pensionista AMC
Renata Brandão




