Em solenidade virtual realizada nesta sexta-feira (3), o desembargador  Domingos Chalub assumiu a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM)  defendendo a independência entre os poderes. “Independência significa que cada um exerça a sua função, conforme consta na Constituição Federal”, frisou ao homenagear as vítimas da Covid-19 e os profissionais que estão na linha de frente, além de anunciar medidas como a homologação do último concurso público do Tribunal.

Chalub assume o cargo no lugar do desembargador Yedo Simões de Oliveira. Presente à cerimônia,  a presidente da AMB, Renata Gil, ressaltou o trabalho realizado pelo presidente Yedo Simões. A magistrada destacou que ele   ganhou o prêmio CNJ em gestão de pessoas no ano passado; criou o Integra TJAM, sistema de monitoramento com reconhecimento facial em unidades judiciárias; e  sessões por vídeo, sendo um dos pioneiros no trabalho remoto. “Rotina sem  a qual a Justiça não produziria os números ao novo normal estabelecido pela declaração de pandemia em 11 de março”, destacou Renata Gil.

Ao desejar sucesso à nova diretoria pelos serviços prestados ao povo amazonense, a presidente da AMB citou as  desembargadoras Carla Maria Santos dos Reis e Nélia Caminha Jorge, que foram empossadas como vice-presidente e corregedora-geral de Justiça, respectivamente. “Elas encaram a representação feminina nos altos cargos do Judiciário, anseio das mulheres magistradas e das brasileiras,  que representam 52% da população”, disse. Ela afirmou, ainda, que a Justiça no Brasil soube se adaptar à necessidade  de prestação do serviço essencial mesmo com a imposição do isolamento social.  “Foram mais de 270 milhões de atos praticados  e mais de 380 milhões de reais destinados ao combate à Covid-19”, frisou Renata Gil.

Ao transmitir o cargo, Yedo Simões fez um balanço das atividades e falou do orgulho do trabalho realizado, fruto do empenho e colaboração dos magistrados e servidores do tribunal. “Conseguimos implementar o sistema de informatização em todas as nossas unidades interioranas, algumas a mais de 1.500 quilômetros de distância da capital, realizamos a reforma de nossas unidades, nomeação de servidores e magistrados, e outras ações. O TJAM mesmo antes da pandemia já realizava o trabalho a distância desde 2012, quando implementamos o Projudi,”, explicou.

“Em nome da magistratura amazonense, desejamos pleno êxito à nova gestão e esperamos que seja um período de permanente diálogo com a nossa associação de classe e o tribunal, mas que principalmente continuemos  fortalecendo o nosso Poder Judiciário”, disse o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), Luís Márcio Albuquerque.

Os eleitos ficam no cargo até julho de 2022. A posse contou com a presença dos ministros Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), Mauro Campbell, representando o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o corregedor Nacional de Justiça e presidente eleito do STJ, Humberto Martins, além de outras autoridades.

Gostou? Então compartilhe!