Mulheres ampliam espaço na magistratura maranhense
A magistratura maranhense comemorou o Dia Internacional da Mulher de uma forma muito especial: a posse da nova desembargadora do Tribunal de Justiça, Maria das Graças Duarte Mendes. Com a chegada de mais uma juíza, a Corte máxima do Judiciário maranhense passa a contar com a presença de oito mulheres.
As dificuldades que o magistrado enfrenta ao longo de sua trajetória profissional são muitas. Maiores, ainda, quando a carreira é exercida por mulheres. Esta foi a tônica principal do discurso da desembargadora Maria das Graças Duarte, hoje, durante a sua posse no Tribunal de Justiça. Casada há 25 anos, ela lembrou das pedras que encontrou em seu caminho, principalmente pelo fato de deixar seus filhos, ainda pequenos, para seguir a carreira de juíza nas comarcas do interior maranhense.
A nova desembargadora mencionou, também, o quanto teve que sacrificar seu orçamento na compra de livros, passagens e despesas para seguir firme na carreira do Judiciário. “Entreguei-me à Justiça de corpo e alma”, destacou. Ela não esqueceu de referir-se às ameaças que sofreu, por ser mulher, de “bandidos engravatados” durante muitos anos de sua vida.
A cerimônia de posse da desembargadora Maria das Graças Duarte, no Tribunal de Justiça, contou com a presença de várias autoridades. Durante as homenagens, todos os que saudaram a nova integrante do Poder Judiciário maranhense destacaram o papel da mulher na magistratura e na sociedade. A subprocuradora-geral para assuntos jurídicos do Ministério Público, Selene Coêlho Lacerda, considerou a promoção da juíza Maria das Graças como “o coroamento de uma carreira reconhecida por sua própria história funcional".
Maria das Graças Duarte ingressou na magistratura em 1978 e passou pelas comarcas de Grajaú, Porto Franco, São Luís Gonzaga, Timon, Imperatriz, até chegar à capital, em 1992, exercendo suas funções judicantes nas Varas da Família e da Fazenda Pública. O corregedor geral da Justiça, Raimundo Cutrim, ao cumprimentar a nova desembargadora, fez uma breve celebração às mulheres. “Aproveitemos a data tanto para cumprimentá-la e para estabelecer metas de efetiva inclusão das mulheres na condução dos negócios e dos destinos da nação”.
A nova desembargadora é filiada à Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma), que conta com 327 associados, dos quais, 120 são mulheres (entre magistradas e pensionistas). A Diretoria Executiva tem a participação de duas mulheres - as juízas Manuella Faria (2ª vice) e Alessandra Arcangeli (secretária-geral). Compondo o Conselho Fiscal, mais duas magistradas - Marilse Medereiros e Ermília Epifania.
Na avaliação do presidente da Amma, juiz Gervásio Santos, as mulheres têm conseguido conquistar, com louvor, um espaço de destaque não só na magistraura como, também, em todas as esferas da sociedade brasileira. Segundo ele, no Judiciário a conquista feminina tem sido muito expressiva,, tanto pelo número de magistradas quanto pela coragem e compromisso com que as mulheres enfrentam os desafios da carreira.
Gervásio Santos ressaltou a presença, pela primeira vez, de uma mulher na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Ellen Gracie, como um dos maiores exemplos do avanço das conquistas femininas na sociedade brasileira.




