A AMB firmou protocolos de cooperação com juízes de países de língua portuguesa para capacitação de magistrados e aprimoramento dos sistemas judiciais, por meio da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB. Os protocolos foram assinados nesta quinta-feira (28) com as associações que congregam a magistratura em Angola, Guiné Bissau, Santo Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste.

A AMB já havia firmado protocolo com o mesmo instrumento com Moçambique. "Os convênios decorrem do marcante trabalho do diretor Cláudio dell’Orto na ENM, que deu reconhecimento internacional à nossa Escola”, afirmou o presidente da AMB, João Ricardo Costa.

As assinaturas aconteceram em Dili, no Timor Leste, durante o Seminário Internacional Tribunais no Estado de Direito. Esteve presente o embaixador do Brasil naquele país, Aldemo Garcia. Participaram ainda o assessor da Presidência da AMB Antônio Silveira Neto; a juíza Sandra Silvestre, integrante da Comissão de Direitos Humanos da AMB; e a diretora-adjunta de Relações Internacionais da AMB, Flávia Viana, que também é a secretária-executiva da UIJLP.

O encontro é promovido pela União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP) e Associação dos Magistrados Judiciais de Timor Leste (AMJTL).

Gostou? Então compartilhe!