Desde o dia 28 de maio, uma delegação de 25 magistrados está nos Estados Unidos (EUA participando de um intercâmbio na Universidade da Virgínia, promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM). O grupo, liderado pelo ministro Cesar Asfor Rocha, do Superior Tribunal de Justiça, retorna ao Brasil no próximo sábado, 9.  A intenção é promover o conhecimento e a troca de experiências sobre os sistemas judiciais do Brasil e dos EUA, especialmente no que diz respeito aos temas relacionados à liberdade condicional, reabilitação e programas preventivos no âmbito criminal.

Os participantes estão tendo a oportunidade de conhecer o funcionamento da justiça norte-americana, com diversas visitas a instituições do Judiciário norte-americano. Um dos integrantes da comitiva brasileira é o diretor-tesoureiro da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Ricardo Roesler, que falou, por telefone, ao Portal da entidade. “Desde a primeira visita, na Corte Suprema, em Washington D.C, estamos sendo muito bem recebidos. As visitas têm sido extremamente úteis e gratificantes, pois servem de comparação com a realidade que temos no Brasil”, explicou, salientando que estão sendo discutidas ainda formas de aprimorar o intercâmbio entre os dois países.

Além de visitar as cortes de justiça, mas assistindo audiências, visitando escolas, indústrias que dão suporte a ações sociais e também casas de detenção, de recuperação de menores e drogados.


 

Gostou? Então compartilhe!