Lançamento do Placar da Justiça no RS tem ampla repercussão na mídia

O lançamento do Placar da Justiça no Rio Grande do Sul, ocorrido na manhã desta quinta-feira (16), atraiu jornalistas de TV, rádio e jornais gaúchos. Veículos como RBS TV, SBT, Record RS, Band, Zero Hora, Diário Gaúcho, Jornal Metro, Jornal do Comércio, Jornal O Sul, Correio do Povo, Rádio Guaíba, Rádio da UFRGS e Rádio do TCE/RS noticiaram a ação promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que integra o movimento Não Deixe o Judiciário Parar, com base no estudo “O Uso da Justiça e o Litígio no Brasil”, também encomendado pela entidade.
A RBS TV deu o lançamento do placar logo no começo de manhã de quinta-feira, no programa “Bom Dia Rio Grande”. Já o Jornal Zero Hora mostrou que o placar foi instalado para que a população se conscientize sobre o excesso de litígio no país. “Conforme a metodologia adotada pela AMB, uma nova ação se inicia nas varas e fóruns do Brasil a cada cinco segundos”, destacou o portal Zero Hora Notícias.
O Correio do Povo ressaltou que, embora o Rio Grande do Sul seja o estado com melhor Índice de Produtividade dos Magistrados, seriam necessários três anos sem entrar novos processos para zerar o estoque de 57,2 milhões de ações registradas em 2014. A Justiça Estadual detém 70% dos novos casos e quase 81% do total de casos pendentes.
Em entrevista à Rádio Guaíba, o presidente da AMB, João Ricardo Costa, estimou que 40% das ações podem ser resolvidas com métodos pacificadores de conflito, como a conciliação. E ainda que grande parte da demanda que vai parar no Judiciário é relacionada a serviços de telefonia, bancos e consumo. Veja essa e outras reportagens nos links abaixo.




