O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS) homenageou nesta sexta-feira (27) o ministro Humberto Martins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com sua mais alta honraria, o Colar do Mérito Judiciário. O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, compôs a mesa de honra da solenidade, realizada no plenário do Tribunal Pleno, em Campo Grande (MS). A vice-presidente de Direitos Humanos, Julianne Marques e o coordenador de Justiça da AMB, Frederico Mendes Junior, também participaram da cerimônia.

São homenageados com a comenda pessoas que se destacaram por sua dedicação à causa da justiça. Além do ministro Humberto Martins, a honraria foi entregue pelo presidente do TJMS, Des. Divoncir Schreiner Maran, ao Des. Romero Osme Dias Lopes (in memoriam), a servidora Idianez Maria Menegas e ao médico Luiz Antônio Monteiro Simões.

“Foi com muita honra e grande satisfação que recebi a missão de saudar os ilustres agraciados porque se trata de um momento de júbilo para nossa Corte de Justiça ao homenagear, com sua mais alta comenda Colar do Mérito Judiciário, as pessoas que prestaram relevantes serviços do Poder Judiciário local”, disse vice-presidente do TJMS, Des. Julizar Barbosa Trindade. O desembargador destacou as qualidades de cada um dos homenageados e lembrou que o ministro será empossado como Corregedor Nacional de Justiça no dia 28 de agosto.

A esposa do Des. Romero, Ana Cristina Canavarros Romero, falou pelos homenageados e garantiu que Romero teve a alegria de receber, em vida, a notícia da tão significativa e afável homenagem.

Em seu discurso, o ministro vice-presidente do STJ disse estar alegre, satisfeito e entusiasmado ao povo de Mato Grosso do Sul. “Sinto muito orgulho de receber a comenda neste Tribunal que cumpre sua missão constitucional na construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária. Encerro com Djavan: meu bem-querer, MS que passa a ser uma das razões do meu viver. Magistratura forte, cidadania respeitada”, disse entusiasmado o ministro Humberto Martins.

Além de desembargadores, juízes da Capital e do interior, magistrados aposentados, amigos e parentes dos homenageados, prestigiaram a cerimônia o presidente da Amamsul, Fernando Chemin Cury; o procurador-geral adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, Olavo Mascarenhas, representando o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cézar dos Passos; o Procurador-adjunto da Procuradoria-Geral do Estado, Fernando Zanele, representando o governador Reinaldo Azambuja; e a Subdefensora Pública Geral, Júlia Gonda, representando o Defensor-Público Geral Luciano Montali.

Comenda - A mais alta homenagem outorgada a pessoas que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica ou ao Poder Judiciário, foi instituída pela Resolução nº 249/1997 e, desde sua instituição, foi entregue a ministros, desembargadores, procuradores e pessoas que colaboraram de forma expressiva com a justiça.

Gostou? Então compartilhe!