Na noite desta quarta-feira (6), Antonio Saldanha Palheiro e Joel Ilan Paciornik tomaram posse como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em cerimônia comandada pelo presidente da Corte, Francisco Falcão. A AMB foi representada por seu presidente, João Ricardo Costa, integrantes da diretoria e presidentes de associações filiadas. A posse também foi prestigiada por diversos magistrados do Rio de Janeiro.

Além de Francisco Falcão, compuseram a mesa principal da cerimônia o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; o ministro da Justiça, Eugênio Aragão; o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo; a vice-procuradora geral da República, Ela Wiecko de Castilho; e o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

Novos ministros

Antonio Saldanha é egresso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e ocupa a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Sidnei Beneti. Joel Paciornik atuava no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS), e substitui o ministro aposentado Gilson Dipp.

O STJ é composto de 33 ministros: um terço de magistrados oriundos dos Tribunais Regionais Federais; um terço de desembargadores provenientes dos Tribunais de Justiça e um terço, em partes iguais, alternadamente, de advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal.

*Com informações do STJ

Gostou? Então compartilhe!