AMB prestigia homenagem da Justiça Militar

Nas comemorações de seus 207 anos, a Justiça Militar da União realizou nesta quarta-feira (1º) a cerimônia da Ordem do Mérito Judiciário Militar, que reconhece a contribuição de pessoas e instituições para a promoção dessa Justiça e o cumprimento de sua missão: “processar e julgar crimes militares definidos em lei, contribuindo para a segurança, a defesa do país e para a paz social”.
Ministros, políticos, autoridades, juristas, jornalistas e servidores Justiça Militar da União foram homenageados com medalhas. O coordenador da Justiça Militar da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Edmundo Franca, prestigiou o evento, representando o presidente da entidade, João Ricardo Costa. “É natural que a gente reconheça de forma explicita a colaboração daqueles que fizeram com que a Justiça Militar chegasse onde chegou, prestando um serviço de interesse público”, afirmou Franca.
Um dos agraciados foi o vice-presidente Legislativo da AMB, Nelson Missias de Morais. “A Justiça Militar tem um papel importante na história do Judiciário brasileiro. Portanto, é uma distinção muito grande receber essa comenda”, disse.
O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), William de Oliveira Barros, lembrou da história e da atuação marcantes da Justiça Militar: “É a Corte mais antiga do Brasil, criada em 1808, logo após a chegada da Família Real. E, cada vez mais, a Justiça Militar tem desempenhado um papel muito adequado no julgamento dos crimes militares previstos em lei”.
A ministra do STM Maria Elizabeth Guimarães também falou sobre a importância da Justiça Militar e o objetivo da homenagem: “A nossa intenção com essa condecoração é homenagear a sociedade brasileira e todos aqueles que contribuem para o aprimoramento da jurisdição especial castrense”, concluiu a ex-presidente.




