AMB participa de posse de magistrada da Bahia como secretária-geral do STF

A juíza Andremara dos Santos foi empossada pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, na secretaria-geral da Corte. O presidente da AMB, João Ricardo Costa, participou da cerimônia e elogiou a nomeação. “É muito importante para a magistratura brasileira ter uma juíza de carreira da Justiça Estadual nesse cargo e estamos aqui prestigiando e parabenizando a ministra Cármen Lúcia pela escolha”, afirmou.
Andremara dos Santos agradeceu à ministra e disse que espera corresponder à confiança depositada pela presidente do STF.
Para a vice-presidente de Integração da AMB, Nartir Weber, a nomeação é um grande ganho para a Corte. “A juíza Andramara é muito bem conceituada na Bahia. É uma profissional competentíssima, respeitada no meio jurídico não só pelos magistrados, mas também pelos advogados e promotores com os quais trabalhou”.
O presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Freddy Pitta, destacou a experiência da juíza. “Conheço o trabalho da juíza há mais de dez anos. Ela sempre foi muito dedicada aos estudos e já ocupou cargos no Judiciário da Bahia. Com certeza, vai contribuir com sua experiência”.
A presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), Maria do Socorro Barreto Santiago, também ressaltou a qualificação da juíza. “É uma magistrada responsável e aplicada. Quando a ministra nos comunicou que a tinha escolhido foi um orgulho para a magistratura da Bahia”.
Também tomou posse o servidor de carreira do STF, Eduardo Toledo, na diretoria-geral da Corte.
A solenidade também foi prestigiada por diversos magistrados, principalmente do Estado da Bahia. Todos ressaltaram a experiência e a capacidade da nova secretária-geral do STF. Também estiverem presentes o diretor de Articulação da AMB, Álvaro Kalix; o presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Gilberto Schäfer; os presidentes dos Tribunais de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e de Minas Gerais, Herbert Carneiro; a desembargadora Nágila Maria Sales Brito (TJBA); e o ministro aposentado do STF, Sepúlveda Pertence.
Currículo
Andremara dos Santos é juíza de carreira e construiu sua vida profissional e acadêmica com atenção especial para causas sociais, como direito das crianças, dos encarcerados e das mulheres. Desde janeiro, atuava como juíza instrutora no gabinete da ministra Cármen Lúcia.
Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, com mestrados em Segurança Pública, Justiça e Cidadania e em Direito Econômico pela mesma universidade, Andremara tem especialização em Segurança Pública e em Direito Processual.
Até chegar ao STF, a magistrada atuava como auxiliar da Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e foi juíza titular da 2ª Vara de Execuções Penais de Salvador.




