Entidade foi criada há seis anos e possui 6 mil associados entre delegados civis e federais

O Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, destacou as contribuições da Polícia Judiciária para o Sistema de Justiça. O discurso foi realizado durante a solenidade de posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ) para o biênio 2023-2025.

Para o Magistrado, a Polícia Judiciária ocupa um papel de extrema relevância para a Justiça, a qual traz – dentro do modelo constitucional das garantias dos direitos fundamentais – a legitimidade do Estado em aplicar seu poder de punir aqueles que infringem a Lei. “Ela é importante na persecução penal, como garantidora de direitos fundamentais. Uma investigação eficaz pode conduzir a um julgamento justo e equilibrado”, afirmou.

Participaram da cerimônia a Vice-Presidente da AMB, Julianne Freire Marques; e os Secretários Carlos Alberto Martins Filho, e Marcel Ferreira dos Santos.

Também marcaram presença no evento o Secretário-Executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli; o Secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu; Corregedor-Geral da Corregedoria-Geral de Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Adval Cardoso de Matos; e a Deputada Distrital, Delegada Jane Klebia.

Nova Diretoria

Fundada em 2017, a ADPJ conta com mais de 6 mil associados. É uma entidade de classe sem fins lucrativos, de âmbito nacional – congregando delegados das Polícias Civis e Federal – para a defesa de suas prerrogativas, direitos e interesses. Durante o discurso de posse, o novo presidente da ADPJ, Thiago Frederico de Souza, disse que pretende dar seguimento ao processo de amadurecimento institucional da ADPJ, buscando ampliar a base de entidades estaduais associadas e o fortalecimento da gestão administrativa.

“No campo de relações institucionais, nosso objetivo é dar maior visibilidade à associação perante os órgãos e entidades parceiras, fazendo da ADPJ a maior associação de delegados de polícia do Brasil, o que já é uma perspectiva muito próxima”, explicou o novo Presidente.

Delegado da Policia Civil do Distrito Federal desde 2011, Thiago de Souza assumiu cargos de liderança na Corregedoria-Geral de Polícia – Diretor de Controle Interno da PCDF, também passou pela Assessoria Institucional da PCDF e pela Secretaria de Segurança Pública do DF, período em que chefiou a Assessoria Jurídico-Legislativa. Foi Assessor Especial da SSP/DF e Chefe de Gabinete do Secretário de Segurança Pública.


Walquene Sousa (Ascom/AMB)

Gostou? Então compartilhe!