Secretaria define estratégias para o aprimoramento das relações institucionais

Com o objetivo de debater diretrizes para o fortalecimento do trabalho realizado pela AMB, especialmente quanto ao relacionamento com outros órgãos do Poder Judiciário e do Parlamento, a Secretaria de Assuntos Institucionais reuniu-se nesta quarta-feira (29), no escritório da Associação, em Brasília (DF). O presidente Jayme de Oliveira, acompanhado da vice-presidente da pasta, Renata Gil, conduziu o encontro.
De acordo com a magistrada integrante da Secretaria Michelini Jatobá, que também é
secretária de Pesquisas e Estatísticas Judiciárias da Associação e coordenadora da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, trata-se de um bom momento para a discussão de novas estratégias. “Um aperfeiçoamento dos canais de comunicação e das formas de interlocução se faz necessária neste período de mudanças na composição de políticas de governo e na gestão pública, prenunciadas pelas eleições. É necessário um refinamento de nossa atuação institucional, sempre pautada pela prudência, pela análise crítica e pelo compromisso com os interesses dos associados”.
Érika Brandão, também membro da pasta, reafirmou a importância da definição de novas diretrizes. “Uma das novas orientações da Renata Gil é justamente no sentido de somarmos esforços, em vez de atuarmos de maneira independente e não coordenada. Será um trabalho muito mais efetivo”, explica. Segundo a magistrada, a Secretaria atua em diversos setores e “é importante estarmos sempre presentes no CNJ [Conselho Nacional de Justiça], no STF [Supremo Tribunal Federal], no STJ [Superior Tribunal de Justiça], no Congresso e onde houver assuntos de interesse da Magistratura. Então, é necessário nos reunimos para avaliarmos como podemos melhorar nossa atuação”.
Também integraram a reunião o secretário de Assuntos Institucionais, Fábio Dutra; e os membros: Adriana Lóssio (AMPB), Sílvio Sperandio (Amages) e Alena Bizzarro (Apamagis). Participaram, ainda, o vice-presidente de Assuntos Legislativos, Jerson Gubert; o vice-presidente de Prerrogativas, José Arimatéa Neves; e Flávio Bernardo Jeckel, membro da Secretaria de Prerrogativas.




