Primeira vez na história: Judiciário elege desembargadora para presidir o TJES

Presidente da AMB destaca atuação jurisdicional da desembargadora Janete Vargas Simões
A desembargadora Janete Vargas Simões foi eleita, neste mês de outubro, presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) para o biênio 2026-2027.
A eleição é histórica para o Poder Judiciário capixaba, marcando a primeira vez, em 134 anos, que uma magistrada assume a presidência do Tribunal. A escolha foi unânime.
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, parabenizou a magistrada, destacando seu compromisso com o associativismo e sua trajetória exemplar.
"A desembargadora Janete reúne, a um só tempo, alta qualificação para o cargo, sensibilidade social e espírito associativista. Em sua trajetória profissional, presidiu a Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages) e, posteriormente, foi vice-presidente da entidade. Coordenou os Juizados Especiais Cíveis e Criminais do estado por 10 anos e teve atuação de destaque como presidente do Fórum Nacional dos Juizados Especiais entre 2006 e 2007. Possui, portanto, vasta e relevante experiência jurisdicional e associativista”, afirmou.
Atualmente, a magistrada é supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJES), mediadora judicial pelo CNJ, integrante da Diretoria do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), diretora da Escola da Magistratura do Espírito Santo (Esmages), presidente da Comissão de Soluções Fundiárias do TJES (2023–2025) e vice-presidente e corregedora-geral do TRE-ES.
Confiança e compromisso
Após o pleito, a presidente eleita agradeceu a confiança dos pares e reafirmou seu compromisso de servir com dedicação, transparência, serenidade e firmeza ao TJES.
"Recebo esta eleição com profunda honra e emoção, consciente da grande responsabilidade que me é confiada. Este momento não é apenas pessoal, mas institucional: reflete a força do colegiado, a tradição desta Corte e o compromisso de todos nós com a sociedade capixaba. Tenho plena convicção de que a missão de presidir esta Casa somente será bem-sucedida se exercida com diálogo, cooperação e espírito de união”, declarou.
A desembargadora ressaltou que sua gestão será compartilhada, com foco no fortalecimento da jurisdição e na aproximação do Judiciário com a sociedade.
"Ao assumir esta tarefa, inspiro-me no legado daqueles que me antecederam e assumo o firme propósito de trabalhar para fortalecer a Justiça, ampliar a eficiência da prestação jurisdicional, acelerar o andamento de processos, conectar o Judiciário às novas tecnologias e aproximar cada vez mais este Poder das pessoas — sem perder de vista os valores que sustentam o Estado Democrático de Direito. Renovo, assim, meu compromisso de servir com dedicação, serenidade e firmeza, na certeza de que continuaremos a dignificar esta Corte e a escrever uma história de Justiça para todos.”
Ascom AMB com informações do TJES




