Presidente da AMB se reúne com AMAM para ouvir as demandas da magistratura

Em reunião de escuta ativa, lideranças associativas apresentaram estratégias institucionais adotadas para recomposição da política remuneratória
As diretorias da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação Mato-Grossense dos Magistrados (AMAM) realizaram uma reunião em formato híbrido com magistrados(as) do Mato Grosso para debater as ações institucionais voltadas à valorização da carreira e à recomposição da política remuneratória da magistratura..
O encontro ocorreu durante a segunda edição das reuniões estatutárias da entidade, realizadas em Cuiabá, nos dias 21 e 22 de maio, e reuniu 89 magistrados mato-grossenses, entre juízes(as) e desembargadores(as).
A presidente da AMB, Vanessa Mateus, apresentou um panorama do cenário atual da magistratura após a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que alterou a política remuneratória da carreira. A magistrada detalhou a atuação da entidade desde fevereiro, explicou as iniciativas adotadas junto às autoridades do Poder Judiciário e expôs a estratégia institucional construída pela associação para contestar os efeitos da decisão.
Vanessa Mateus destacou que a AMB tem mantido interlocução permanente com a cúpula do Judiciário para buscar a recomposição remuneratória da magistratura.
“Temos que manter um tom altivo e de respeito, mas precisamos preservar o diálogo institucional com a cúpula do Poder Judiciário”, afirmou.
A presidente da entidade também reforçou o compromisso da associação em restabelecer as condições remuneratórias da carreira ao patamar existente no início do ano.
“Tenho a responsabilidade de reconstruir a condição em que a magistratura estava em janeiro. A AMB possui uma estratégia e não iremos nos desviar dela enquanto não retomarmos a posição que tínhamos no início do ano. Estamos realizando um trabalho técnico, pautado pela unicidade entre os diferentes segmentos da magistratura e pela simetria entre as carreiras jurídicas”, declarou Vanessa Mateus.
Participaram da reunião o vice-presidente de Gestão e Prerrogativas e presidente da Amagis-DF, Carlos Alberto Martins Filho; a tesoureira da AMB, Maria Isabel da Silva; o secretário-geral da entidade, Tiago de Souza Abreu; e a secretária da AMB, Mariel Cavalin.
A presidente da AMAM, Jaqueline Cherulli, e o secretário-geral da AMB, Tiago de Souza Abreu, que também integra o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), apresentaram detalhes das medidas que vêm sendo adotadas pela associação nacional, em articulação com as 39 entidades filiadas.
Tiago de Souza Abreu ressaltou o compromisso da entidade com a transparência e a firmeza na condução das negociações institucionais.
“Vamos reconstruir a nossa remuneração, superar esse momento crítico e retornar à situação que tínhamos em janeiro. Estamos trabalhando com firmeza, transparência e argumentos sólidos”, concluiu.




