O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, recebeu, nesta terça-feira (15), o desembargador Rodrigo Collaço, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O magistrado foi presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros no período de 2005 a 2007.

Os magistrados conversaram sobre as eleições diretas nos tribunais do País e sobre a ampliação no espectro dos candidatos à presidência desses órgãos.

“É uma tendência que vem se verificando no Judiciário, de maior abertura, para que todos possam participar das eleições, sem discriminação entre desembargadores mais novos e mais antigos. Infelizmente, há segmentos que buscam o retrocesso e defendem que apenas os mais antigos possam concorrer. Então, trouxe uma documentação para que a AMB, se entender conveniente, entre nesta luta por um Judiciário mais moderno, mais eficiente”, diz Collaço.

O desembargador catarinense explica que esta é uma primeira etapa para que possam existir, de fato, eleições diretas nos tribunais. “Basta apresentar um programa, montar uma chapa e propor medidas para melhorar o Judiciário. Muitos tribunais possuem regimentos internos, fruto desse movimento de avanço, que permite que qualquer um possa ser candidato.

De acordo com Jayme de Oliveira, “esta é uma matéria de interesse nacional. As tratativas sobre a PEC 187/2012 [eleições diretas nos tribunais] são prioridade da AMB e considero esta luta por uma maior participação no processo eleitoral um passo significativo neste sentido”.

Gostou? Então compartilhe!