Em uma ação conjunta, a AMB, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) lançaram uma premiação para valorizar e incentivar iniciativas em favor da igualdade de direitos de gênero no Poder Judiciário e demais instituições públicas.

Com inscrições abertas até 24 de fevereiro, o “I Prêmio Equidade de Gênero no Sistema de Justiça” tem três categorias: Boas práticas de equidade de gênero no Poder Judiciário brasileiro; Boas práticas de equidade de gênero no Sistema de Justiça; e Boas práticas de equidade de gênero nas instituições públicas em geral.

A iniciativa é voltada aos juízes de 1ª e 2ª instância, servidores públicos, advogados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, delegados, professores, pesquisadores, gestores públicos e estudantes.

Entre os critérios a serem avaliados, estão a efetividade da contribuição da prática para o aperfeiçoamento da equidade de gênero na instituição, a viabilidade de sua propagação, a existência de parcerias e valores para a implantação, entre outros fatores.

A secretária de Gênero e da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da AMB, Patrícia Cunha, revela que o Prêmio se reveste de grande importância para a “disseminação de iniciativas que se destinam ao alcance da paridade da representação da mulher no Sistema de Justiça, especialmente no Poder Judiciário, em todas as esferas constitucionais de competência”. Ela destaca, ainda, a relevância da participação de magistradas na composição dos tribunais e cargos diretivos da administração, conselhos nacionais, bancas de concursos, escolas de formação e eventos em geral.

O resultado do concurso será divulgado em 11 de março nos sites das três entidades organizadoras. A premiação será entregue durante a solenidade de abertura do III Seminário Mulheres no Sistema de Justiça: Trajetórias e Desafios, no dia 1º de abril, em Brasília. O evento será promovido pela Ajufe em parceria com a Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis-DF), associação filiada à AMB.

Inscrições

Os interessados devem enviar um e-mail para [email protected]. É possível apresentar mais de uma ação ou caso de sucesso, sendo necessário encaminhar um e-mail de inscrição para cada proposta. As informações que devem constar na ficha de inscrição estão disponíveis no edital. A apresentação de ficha incompleta implicará na desclassificação do candidato.

Confira aqui o Edital nº 9/2019

Gostou? Então compartilhe!