O subcoordenador regional dos Aposentados da AMB e diretor de Aposentados da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Roberto Luís Felinto, representou o presidente Jayme de Oliveira na primeira reunião das diretorias dos aposentados das entidades que compõem a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas). O encontro foi promovido, nesta quinta-feira (21), na sede da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), atual coordenadora do grupo. Pela AMB, também participaram Edmundo Franca, assessor da presidência, e Carlos Augusto de Moraes Rego, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União (Amajum).

O presidente da Anamatra e o diretor de Aposentados da entidade, Guilherme Feliciano e Rodnei Doret, respectivamente, explicaram que trata-se de uma primeira aproximação entre os magistrados, promotores e procuradores aposentados para discutirem quais pautas prioritárias devem ser abordadas pelo grupo de aposentados da Frentas. Assim, elas foram estabelecidas após o momento de discussões e de cada um dos presentes terem a oportunidade de se pronunciarem. Ficaram definidas: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, da reforma da Previdência, especialmente as questões referentes às alíquotas progressivas e contribuição extraordinária; a PEC 63/2013, da Valorização por Tempo na Magistratura e no Ministério Público (VTM); o auxílio-moradia; a participação institucional dos aposentados nos tribunais e nas procuradorias, por uma questão de impacto social; entre outras questões.

Os participantes da reunião deliberaram que as sugestões de encaminhamentos – como visitas a parlamentares, ao STF entre outras – serão levadas para as reuniões frequentes da Frentas, por meio do coordenador Guilherme Feliciano, para que as lideranças possam decidir conjuntamente como proceder.

Roberto Felinto avaliou que é importante dar esse espaço ao aposentado no movimento associativo, “não só pela experiência social de cada um deles, mas porque representam pelo menos 25% dos associados das entidades em média no Brasil inteiro. A reunião foi muito boa e oportuna”.

Por sua vez, Edmundo Franca afirmou que a iniciativa foi proveitosa, “porque na ocasião se discutiu problemas de interesses comuns e também se examinou estratégias de se buscar alternativas para satisfação de seus direitos. A sessão foi conduzida com brilhantismo e objetividade. Também de positivo se abriu espaço para todos os representantes se manifestassem e expressem suas opiniões e suas ideias, e mais do que isso, criaram um grupo por meio do whatsapp e há uma perspectiva de se reunir frequentemente”.

Gostou? Então compartilhe!