Fonajus destacou a judicialização no setor da saúde

Evento reuniu em Foz do Iguaçu membros do Poder Judiciário e especialistas para o debate de aprimoramentos nos julgamentos
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) participou do II Congresso Fórum Nacional do Judiciário pela Saúde (Fonajus) realizado na Cidade de Foz do Iguaçu(PR).
O evento, feito nos dias 23 e 24 de novembro, abordou a judicialização no setor da saúde e aperfeiçoamentos para uma justiça mais eficiente e célere nas crescentes demandas judiciais dessa área, reunindo Magistrados e outras autoridades do Poder Judiciário, dirigentes de órgãos públicos, professores, pesquisadores e profissionais do direito especializados nas demandas judiciárias da saúde.
O Fonajus é coordenado pelo Conselheiro do CNJ Richard Pae Kim.
O Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, participou da mesa de encerramento agradecendo a mobilização dos integrantes do Judiciário e de especialistas para realização do evento, um encontro que tratou dos temas mais importantes para o aprimoramento da Justiça nesse tipo de demanda, abordando também os meios para a prevenção de litígios.
Entre os assuntos discutidos estão: “Dilemas éticos da judicialização da saúde no Brasil”, “Saúde mental e judicialização”, “Doenças raras e judicialização”, “Tratamentos oncológicos e regulação”, “Inteligência artificial na judicialização da saúde”, entre outros.
“A organização do Congresso em Foz do Iguaçu foi muito boa e devemos isso à equipe de Magistrados e servidores do nosso Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), capitaneado pelo Presidente Keppen, que possui uma visão inovadora, que investe em tecnologia e valoriza a figura do ser humano”, disse o Presidente da AMB.
O Juiz Frederico Mendes Júnior agradeceu também aos participantes do Congresso sobretudo os especialistas que fizeram parte da mesa de encerramento.
O Presidente do TJ-PR, Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, anfitrião do encontro, cumprimentou todos os participantes e se referiu ao Presidente da AMB como um dirigente infatigável.
“Vou saudar aquele que tem um trabalho incansável, Magistrado e Presidente da nossa AMB. Tenho dito que vossa excelência tem trabalhado sete dias por semana, 24 horas por dia, sempre em favor da Magistratura nacional”, comentou o Desembargador Tomasi Keppen.
Também participaram da mesa de encerramento do II Congresso Fonajus, o Conselheiro do CNJ Richard Pae Kim; o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Paulo Rebello Filho; o Conselheiro Federal e Ouvidor-Geral da OAB, José Augusto Araújo de Noronha; o Diretor da Escola Judicial do Paraná, Desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; o Presidente da Fundação Faculdade de Medicina, Arnaldo Hossepian; o Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Luiz Fernando Reis; e a Juíza Federal do TRF-4 Luciana Veiga.




