Durante o encontro, magistrados reforçaram a união da categoria em prol da valorização das carreiras

A Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) realizou uma visita institucional ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região para tratar de pautas urgentes da magistratura nacional. A visita contou com a presença do ministro do STF Luís Roberto Barroso, que está em São Paulo como parte da 11ª edição do programa Diálogos da Magistratura.

Na ocasião, a Diretoria da AMB foi recepcionada pela presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann. O presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, enfatizou a importância da união entre os ramos da magistratura.

“Essa recepção calorosa da desembargadora Ana Paula demonstra a força da união da magistratura. Estamos em um momento sensível, em que precisamos estar unidos. Nessas reuniões pelo Brasil, conseguimos traçar caminhos conjuntos para reforçar as parcerias entre as instituições e ampliar o diálogo com o jurisdicionado. A magistratura trabalhista tem sido chamada a resolver conflitos sociais complexos, mantendo alta produtividade. São esses aspectos que precisamos reforçar e informar à sociedade”, afirmou.

O coordenador da Justiça do Trabalho, Sérgio Polastro, o presidente da Amatra-II, Diego Reis Massi, e a presidente da AMATRA-XV, Regina Rodrigues Urbano, também acompanharam a visita ao Tribunal.

O encontro contou ainda com a presença dos secretários da AMB Carlos Alberto Martins e Marcel Ferreira dos Santos; da coordenadora da Justiça Estadual da AMB, Vanessa Mateus; da vice-presidente de Justiça e Inovação, Mariel Cavalin dos Santos; do assessor da presidência da AMB e presidente da Apamagis, Thiago Massad; do secretário-adjunto da Secretaria de Relações Internacionais, Walter Barone; e da presidente da Associação Mato-Grossense de Magistrados (AMAM), Jaqueline Cherulli.

Além da Diretoria da AMB, membros da Diretoria da Associação Paulista de Magistrados também participaram da reunião no TRT-15.

Mérito Judiciário

Durante a agenda, o Tribunal homenageou o ministro Luís Roberto Barroso com o "Grande Colar do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região”. O presidente da AMB compôs a mesa de honra da cerimônia junto a outras autoridades, como o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Torres Garcia.

A presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, destacou que a entrega do colar simboliza o respeito e a admiração pelo trabalho realizado pelo ministro em prol da Justiça do Trabalho.

Em sua fala, o ministro Barroso ressaltou que a Justiça do Trabalho é considerada pelo cidadão como a mais acessível e lembrou que, recentemente, o CNJ aprovou uma resolução que fortalece a Justiça Trabalhista ao prever a homologação judicial da rescisão do contrato de trabalho e reduzir a litigiosidade.

Como tem feito nas últimas edições, o presidente do STF também realizou uma palestra para estudantes do Ensino Médio na Escola Estadual Culto à Ciência. Em sua fala, abordou temas como integridade e futuro para os jovens.

Diálogos

As visitas integram a agenda conjunta da 11° edição do programa Diálogos da Magistratura, a primeira de 2025. Idealizado pela AMB, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o encontro reúne o presidente do STF com juízes e desembargadores estaduais para um diálogo franco e aberto sobre os desafios da magistratura, com o objetivo de aprimorar a jurisdição.

Henrique Bolgue (Ascom/AMB) 

Gostou? Então compartilhe!