Diretoria da AMB realiza visita institucional à Presidência do TJ-MS

Encontro foi acompanhado pelas Diretorias da Amamsul, Amapar, Amagis-DF, Amagis, Amam para tratar de assuntos de interesse da Magistratura
Nesta quinta-feira (16), as Diretorias da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e de associações filiadas à entidade nacional reuniram-se na Presidência do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul para discutir as pautas de fortalecimento da Magistratura brasileira.
Durante o encontro, os Magistrados destacaram os desafios da jurisdição e a importância da valorização da carreira. O Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior também elogiou a atuação do Presidente do TJ-MS, Desembargador Sérgio Fernandes Martins, à frente do Tribunal.
"O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul é vanguardista e possui uma Magistratura compromissada com a tutela dos direitos e garantias fundamentais, ocupando a posição de destaque no cenário nacional em relação aos aspectos de eficiência e de modernidade. O Desembargador Sérgio é um exemplo de gestor do TJ-MS, o qual tem conduzido com muita excelência o Judiciário sul-mato-grossense ", destacou o Juiz Frederico Mendes Júnior.
O Magistrado ressaltou a atuação da Diretoria da AMB junto às associações estaduais filiadas à entidade nacional a fim de realizar uma escuta ativa dos Juízes e dos Desembargadores sobre as dificuldades enfrentadas ao longo da missão jurisdicional.
"Estamos percorrendo os estados brasileiros para ouvir as necessidades de juízes e de desembargadores. Os encontros presenciais são de alta relevância para compreendermos a complexidade dos desafios enfrentados na prestação jurisdicional. A partir disso, conseguimos levar essas demandas aos Poderes para defender as prerrogativas da carreira", afirmou o Presidente da AMB.
O Presidente do TJ-MS, Desembargador Sérgio Fernandes Martins, falou sobre a importância da visita institucional das Diretorias da AMB e das associações presentes ao TJ-MS para o fortalecimento da Magistratura.
“Receber colegas de todo o Brasil engrandece o Poder Judiciário do Mato Grosso do Sul na medida que podemos nos congraçar, trocar ideias e conhecer a realidade de outros tribunais, a experiência de vida dos juízes que aqui estiveram. Vamos aproveitar essa relação de amizade e aprofundar esses laços em prol do Judiciário do Brasil”, afirmou o Magistrado.
Segundo a avaliação da Presidente da Associação dos Magistrados do Mato Grosso do Sul (Amamsul), Mariel Cavalin dos Santos, a iniciativa da Diretoria da AMB em reunir-se presencialmente com a Magistratura dos estados é um gesto autêntico de democracia: liderança participativa em prol da carreira.
“É uma interação de instituições que promovem a concretização do diálogo institucional para fortalecer a Magistratura. A iniciativa da Diretoria da AMB em interiorizar as reuniões é uma grande manifestação de democracia com objetivos evidentes de entender os desafios do Magistrados e inserir suas necessidades na agenda política associativa em defesa das prerrogativas da Judicatura”, analisou a Magistrada.
Ao final do encontro, o Presidente do TJ-MS, Desembargador Sérgio Fernandes Martins, homenageou o Juiz Frederico Mendes Júnior.
"Essa é uma lembrança do nosso Tribunal. O nosso prédio em miniatura. Uma forma de agradecer por todos empenho a toda Magistratura", disse o Magistrado que entregou exemplares da biografia do TJ-MS a todos os presentes.
Participaram da reunião, as Diretorias das Associações dos Magistrados do Mato Grosso do Sul; Paraná; Distrito Federal, Minas Gerais e Maranhão.
Henrique Bolgue (Ascom/AMB)




