Coordenadorias da AMB: Justiça do Trabalho e Federal fazem reunião inédita

Magistrados avaliaram cenários para atuação institucional: valorização da carreira e pauta remuneratória
Em encontro conjunto inédito realizado no âmbito das reuniões estatutárias da AMB, as Coordenadorias da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal enfatizaram a importância da união considerando a semelhança das carreiras e dos pleitos coletivos em comum.
A reunião foi conduzida pelo Coordenador da Justiça Trabalhista da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Presidente da Amatra XV, Sérgio Polastro, e pelo Coordenador da Justiça Federal e ex-Presidente da Apajufe, Anderson Furlan.
Durante o encontro, os Magistrados analisaram as importantes conquistas obtidas no ano passado. Os membros avaliaram a implementação desses avanços em cada Tribunal e discutiram um possível panorama para 2024.
Os participantes avaliaram os cenários e as estratégias de atuação para os temas licença compensatória, ATS, licença prêmio, PEC 10/2023, que trata da reestruturação da carreira. As coordenadorias debateram a atuação institucional da AMB no Supremo Tribunal Federal, em prol das ações que envolvem a questão da simetria com o Ministério Público.
Sobre a importância da união de Magistrados, o Juiz Sérgio Polastro disse que a meta é fortalecer o associativismo e consolidar a AMB como uma representante forte da Magistratura em sua atuação institucional dedicada à valorização da carreira.
“Do fim do ano passado até agora, obtivemos importantes conquistas que trouxeram um pouco de dignidade remuneratória para a carreira, porque não adianta falarmos de dignidade da Justiça do Trabalho e do Judiciário se isso não passar pela dignidade remuneratória dos Magistrados. Lembrando que vínhamos numa situação muito complicada. Mas há, ainda, toda atuação a ser feita e a ser alcançada. Há, por exemplo, certa preocupação com a situação dos aposentados. São questões como essa que iremos trabalhar e nos dedicar”, disse.
O Juiz Anderson Furlan destacou, por sua vez, a conquista da licença compensatória, citando a grande liderança da AMB em todo o processo, com ampla interlocução institucional e com as demais associações nacionais.
“Hoje, felizmente, estamos todos recebendo e essa foi uma grande vitória da Magistratura nos últimos anos", disse o ex-Presidente da Apajufe, que selou a inclusão da entidade como membro institucional da AMB, em filiação aprovada pelo Conselho Executivo da Associação, que reforça a união da Magistratura.
Ascom/AMB




