X Jogos; VIII Enaje; IV Fonavep; Caminhada Negra foram os principais assuntos debatidos no encontro em São Luís - MA

 

Durante a 4ª Reunião do Conselho Executivo da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), realizada na capital Maranhense, foram discutidos os preparativos dos próximos eventos de âmbito nacional da Magistratura.

Na abertura do encontro, o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, falou da importância das reuniões estatutárias acontecerem nas associações locais. Desta vez, os Magistrados se reuniram na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA).

"Essa é a nossa primeira experiência fora de Brasília. O Brasil é muito grande. Realizar as reuniões em outros estados nos dá a oportunidade da AMB prestigiar as associações regionais. Eu sempre repito que a AMB é a soma de suas frações. A política associativa é realizada no estado que reverbera na costura política no Parlamento", avaliou.

O Presidente da AMMA, Holídice Cantanhede Barros, ressaltou a necessidade do processo associativo de interiorização regional para o fortalecimento da Magistratura brasileira.

"Os reencontros com os representantes das associações são necessários para compreendermos como as entidades locais funcionam e compartilharmos as experiências e dificuldades entre nós", afirmou.

O Juiz Frederico Mendes Júnior também destacou a vitória da entidade na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira(9) - PL 2191/2023, que reconhece como atividade de risco permanente as atribuições inerentes à Magistratura, torna qualificado o homicídio praticado contra os membros da carreira, bem como garante outras medidas de proteção, e demais providências. O Projeto de Lei, apensado ao PL 6257/2016, é de autoria do Deputado Luciano Amaral (PV/AL).

"Nós conseguimos esse resultado no prazo de 50 dias em razão da forte articulação da Diretoria. Essa vitória é de extrema importância para valorização da Magistratura. Cuja conquista também se dá pela atuação das associações regionais junto aos Parlamentares de seus estados".

X Jogos Nacionais

As inscrições para os X Jogos Nacionais da Magistratura estão abertas. Esta edição é organizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO). O evento será realizado em Goiânia-GO, entre os dias 18 e 21 de outubro.

Clique aqui e faça a sua inscrição

Ao todo serão 13 modalidades esportivas – atletismo, basquete, beach tênis, futsal, natação, pebolim, tiro esportivo, tênis de quadra, tênis de mesa, sinuca, voleibol, voleibol de areia e xadrez. Serão premiados com medalhas os participantes que alcançarem as três primeiras colocações em cada uma das provas. Além das medalhas dos atletas, as Associações classificadas em 1º lugar nas modalidades coletivas receberão troféus. As três primeiras entidades que alcançarem os melhores desempenhos gerais nos Jogos receberão o “Troféu AMB”.

“Queremos incentivar a prática de esporte, preservar a saúde física e mental, além de promover a união de Magistrados e de seus familiares, que também estão convidados para participar das provas”, afirmou o Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A Presidente da Asmego e Vice-Presidente da Valorização do Magistrado e Políticas Remuneratórias da AMB, Patricia Machado Carrijo, reforçou a importância do evento esportivo para o fortalecimento das entidades.

"Estamos muito felizes em organizar o X Jogos Nacionais da Magistratura. Contamos com a ajuda dos presidentes de associações locais para divulgar o evento. É uma grande oportunidade para estarmos unidos", afirmou .

Eventos pelo Brasil

Durante a reunião, o VIII Encontro Nacional de Juízes Nacionais (Enaje) entrou na pauta. O evento será sediado em São Paulo-SP e ocorrerá em maio de 2024.

"Estamos começando os trabalhos e definindo o estilo do projeto que será desenvolvido", disse a Coordenadora Estadual da AMB, Presidente da Associação Paulista de Magistrados (APAMAGIS), Vanessa Mateus.

Outro assunto discutido foi o IV Fórum Nacional de Execução Penal que será realizado nos dias 9 e 10 de novembro na cidade de Foz do Iguaçú (PR).

O Fonavep foi criado com o objetivo de promover o debate entre juízes de Varas de Execuções Penais sobre o sistema penitenciário e elaborar propostas a serem levadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunais de Justiça, Ministério da Justiça e governos estaduais. A primeira edição do encontro aconteceu em Foz do Iguaçú (PR), em maio de 2017.

A terceira Caminhada Negra, evento organizado pela Diretoria de Igualdade Racial da AMB, será realizada no dia 20 de novembro em diversas cidades brasileiras. O Diretor Marco Adriano Ramos Fonsêca, 1º Vice-Presidente da AMMA, destacou a atuação da AMB em favor da história da população negra.

"Nesta edição teremos Teresina-PI e Fortaleza-CE também no circuito de cidades, que irão promover a Caminhada Negra. Temos ricas histórias que precisam ser divulgadas para o reconhecimento de nossa própria história", afirmou.

 


 

Jonathas Nacaratte (ASCOM)

Gostou? Então compartilhe!