AMB prestigia entrega da Comenda do Mérito Judiciário do TJAL a Dias Toffoli

O presidente da Associação Alagoana de Magistradados (Almagis), Ney Alcântara, – uma das 33 entidades filiadas à AMB – representou o presidente Jayme de Oliveira na cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Judiciário Moura Castro, a maior honraria concedida pela Justiça alagoana, nessa sexta-feira (7), véspera do Dia da Justiça, em Maceió. O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o governador do Estado, Renan Filho, receberam a honraria, que é entregue a personalidades que contribuem com o desenvolvimento das ciências jurídicas e o aprimoramento das instituições da Justiça.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Otávio Praxedes, destacou o perfil do ministro de fortalecer o Poder Judiciário e a caráter republicano do governador. “A decisão de conceder a homenagem foi unânime de todos os membros da Corte alagoana. O desembargador Moura Castro foi presidente do Tribunal de Justiça e na sua época nobilitou a instituição Poder Judiciário e a medalha carrega o seu nome", explicou o desembargador.
Para Ney Alcântara, “a presença do ministro demonstra a interatividade que o Tribunal de Justiça, por meio do desembargador Otávio, tem com os ministros superiores. Dias Toffoli tem um respeito muito grande com as associações. Essa honraria que ele recebeu representa o carinho que Alagoas tem por ele".
Por sua vez, o presidente do Supremo falou sobre a emoção em receber a comenda. “Para mim é uma alegria muito grande receber essa medalha, que é a maior honraria do TJAL, e das mãos do presidente Praxedes, que é um grande magistrado, uma pessoa de maior valor. Na pessoa dele, agradeço a todo o TJAL e a todo o povo alagoano”, frisou Dias Toffoli.
“É um orgulho, uma grande satisfação, primeiro em estar recebendo essa homenagem junto com o ministro Dias Toffoli. E depois por ter essa proximidade com o Judiciário. De maneira independente e harmônica trabalhamos para que Alagoas se fortalecesse”, acrescentou o governador Renan Filho.
Em novembro deste ano, o presidente Jayme de Oliveira recebeu a honraria. Na ocasião, também foram homenageados: o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar; o presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, Pedro Bitencourt; a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL), Rosa Albuquerque; e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira. Leia mais.
*Com informações Ascom/Almagis




