A diretora da AMB Maria Rita Manzarra participou da 4ª reunião do ano dos gestores nacionais e interinstitucionais do Programa Trabalho Seguro, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), na manhã desta quinta-feira (25).

Tendo as atividades conduzidas pelos gestores nacionais do Programa, desembargadores Sebastião Geraldo de Oliveira e Maria Beatriz Theodoro Gomes, o grupo debateu sobre as estatísticas de acidentes de trabalho e buscou os motivos da queda do número de acidentes não refletir a queda real. Conforme concluído pelos participantes, o objetivo não é achar atores culpados, mas afastar as falhas e ter informações confiáveis. Para entender a discrepância dos dados, outras instituições serão envolvidas na próxima reunião, que está prevista para ocorrer em fevereiro de 2019.

Com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Secretaria de Previdência (SPrev) do Ministério da Fazenda, TST, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Saúde, Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), Fundacentro, entre outras entidades, o encontro contou com a presença da ministra Maria Helena Mallmann, representando a ministra Delaíde Arantes, coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro.

Para Maria Rita Manzarra, foi uma reunião bem produtiva. “Temas de relevo foram abordados, como a queda do número de acidentes de trabalho e a confiabilidade dos dados estatísticos. Informações prestadas pelas instituições parceiras do Programa, como o Ministério da Saúde, que noticiou o projeto piloto em elaboração, junto com a AGU, a respeito de ações regressivas envolvendo o SUS, merece destaque”, elencou.

“O Programa Trabalho Seguro, instituído por meio da Resolução nº 96 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em 2012, tem importante papel na diminuição do número de acidentes de trabalho, visando à formulação e à execução de projetos e iniciativas nacionais voltadas à prevenção de acidentes e fortalecimento da política nacional de segurança e saúde no trabalho. Para a AMB é uma grande alegria figurar como parceira deste importante e sólido Programa”, afirmou.

No mesmo dia, no TST, a diretora representou a entidade na abertura do 4º Seminário Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Leia mais.

Gostou? Então compartilhe!