A vice-presidente de Direitos Humanos da AMB, Julianne Marques, representou o presidente Jayme de Oliveira durante a audiência pública “Estratégias de enfrentamento à violência contra comunicadores/as no Brasil”, promovida pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), nessa terça-feira (8). O encontro, que contou com a participação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, teve como objetivo fortalecer a agenda de enfrentamento à violência contra comunicadores e jornalistas e elaborar ações conjuntas para a prevenção e proteção da atuação desses profissionais.

Na ocasião, Julianne Marques apontou a prevenção como a melhor forma de enfrentamento e a necessidade de formulação de um marco regulatório. “Seria muito importante a produção de um texto, de medidas propositivas e concretas para prevenção dos casos de violência, bem como para assegurar a integridade física e moral dos comunicadores, vítimas de ameaça e outros crimes mais graves”, frisou.

Colocando a entidade à disposição para aprofundamento do debate, a vice-presidente solicitou levantamento já elaborado sobre o tema para apresentar durante reunião da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da AMB no dia 23 de maio. “Depois de discutirmos internamente os dados, marcaremos uma audiência com o CNDH para discutir pontos do relatório e auxiliar no que for possível”, propôs.

Na atividade idealizada pela Comissão Permanente de Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão do colegiado participaram, ainda, comunicadores, vítimas de violência, representantes de organizações da sociedade civil ligadas ao tema e de instituições públicas, como Ministério Público Federal (MPF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), representado pela juíza federal Jaiza Maria Fraxe.

Assista aqui.

Gostou? Então compartilhe!