AMB participa da posse dos novos dirigentes do STM

O coordenador da Justiça Militar da AMB, Paulo Casseb, representou a entidade na sessão solene de posse dos novos presidente e vice-presidente do Superior Tribunal Militar (STM). O ministro Marcus Vinicius Oliveira dos Santos assumiu a presidência da Corte e o ministro José Barroso Filho, a vice-presidência. A solenidade ocorreu nesta terça-feira (19), no Plenário do Tribunal, em Brasília, e reuniu autoridades como o presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha.
Para o representante da AMB, os novos dirigentes da Corte Militar são personalidades de notório conhecimento da Justiça Militar e da atuação dos militares federais, assim como dos estaduais. “Esperamos que se renove desta forma uma relação de profunda aproximação entre a nova direção do STM e a coordenação da AMB para que possamos desenvolver juntos novos projetos ao longo deste ano. Essa é a vontade não só da coordenadoria de Justiça Militar da AMB como também do novos presidente e vice do STM”, relatou Paulo Casseb.
O coordenador da Justiça Militar também cumprimentou o ministro José Coêlho Ferreira, que deixou a presidência do STM. “O ministro teve uma brilhante atuação nos trabalhos desenvolvidos à frente do STM. Deixo meus cumprimentos pelo exemplar desempenho e pela importante atenção que apresentou aos membros da coordenadoria da Justiça Militar da AMB.”
Nas últimas palavras como presidente, o ministro José Coêlho Ferreira fez um pronunciamento de agradecimento a todos que atuaram conjuntamente em defesa da Corte. Ele destacou, ainda, as conquistas do Tribunal durante seu biênio, como a modernização da lei 13.774/2018, que determinou que os civis sejam julgados por um juiz federal da Justiça Militar e não mais por um Conselho de Justiça formado por maioria de juízes militares.
Após a posse, o novo presidente da corte mais antiga do País discursou emocionado e fez um agradecimento a familiares e aos colegas, assim como aos representantes dos três poderes presentes no evento. Ele se disse orgulhoso e lembrou da sua trajetória até alcançar a presidência da Suprema Corte Militar. “Nossa gestão será de continuidade às boas práticas anteriores que nos trouxeram ao patamar atual”, ponderou Marcus Vinicius Oliveira dos Santos.
Também estiveram presentes o coordenador-adjunto da coordenadoria da Justiça Militar, Frederico Magno Veras, e o assessor da presidência, Edmundo Franca.




