AMB participa da posse do conselheiro Valdetário Monteiro no CNJ

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, e membros da diretoria da entidade prestigiaram a posse do advogado Valdetário Monteiro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (19), logo após a 43ª sessão extraordinária do CNJ.
Ao empossar o novo integrante, a presidente do Conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, afirmou que “é com muito orgulho que o CNJ recebe mais um representante deste grande instituto do Direito brasileiro. Desejo que possa nos ajudar a prestar o melhor serviço ao cidadão brasileiro”.
Jayme de Oliveira destacou a atuação de Norberto Campelo, antecessor do conselheiro, e deu as boas-vindas ao novo integrante do CNJ. “O conselheiro Valdetário é um advogado extremamente qualificado e que enriquecerá bastante o CNJ com sua experiência profissional. É conhecedor do funcionamento do Conselho, pois já aqui atuava como representante institucional da OAB antes mesmo de ser indicado à vaga de conselheiro. Certamente exercerá seu mandato com competência, seriedade e compromisso. Ao conselheiro Norberto Campelo que ora se despede, fica o nosso agradecimento pelo excelente trabalho realizado".
A cerimônia contou com as presenças do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Lamachia; do presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira; do presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro José Coêlho Ferreira; entre outras autoridades.
Novo conselheiro
Valdetário Monteiro assume uma das vagas destinadas à indicação do Conselho Federal da OAB em substituição a Norberto Campelo. É professor convidado da Escola Superior da Advocacia da OAB do Ceará e professor titular do curso de Direito do Centro Universitário Estácio, na disciplina Direito Tributário e Financeiro. Foi presidente da seccional da OAB do Ceará por dois mandatos, entre 2010 e 2015.
O CNJ conta com 15 conselheiros, sendo nove do Poder Judiciário, indicados pelo STF, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os outros seis são membros do Ministério Público Estadual e Federal, ambos indicados pela Procuradoria-Geral da República (PGR); pessoas de notório saber jurídico, indicadas pelo Senado Federal e Câmara dos Deputados; e advogados, indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Conselheiro antecessor
Norberto Campelo despediu-se do CNJ na sessão desta terça-feira, após mandato de dois anos. “Gostaria de agradecer a oportunidade de ter participado deste colegiado. O CNJ é o maior acontecimento do Judiciário brasileiro, que já apresenta importantes resultados em pouco mais de 10 anos de criação”, frisou.
Além do presidente da AMB, estiveram presentes a diretora das secretarias de Prerrogativas e de Assuntos Institucionais Maria Rita Manzarra; a secretária-adjunta de Comunicação Institucional e integrante da Secretaria de Assuntos Institucionais, Karen Schubert; Erika Brandão, integrante da Secretaria de Assuntos Institucionais; Alena Bizzarro, membro da Secretaria de Articulação com o STF, Tribunais Superiores e CNJ; e o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre Costa.




