AMB participa da homenagem da Câmara de Vereadores de São Paulo ao desembargador Rulli

A AMB esteve representada na sessão solene da Câmara de Vereadores de São Paulo em homenagem ao desembargador Antônio Rulli Júnior, membro da Secretaria de Assuntos Internacionais da Associação e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), que faleceu em janeiro.
O vice-presidente de Planejamento Estratégico, Previdência e Assuntos Jurídicos da entidade, Nelson Missias, o diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, Marcelo Piragibe, a integrante das secretarias de Assuntos Institucionais e de Pesquisas e Estatísticas Judiciárias e coordenadora da ENM, Michelini Jatobá, e as coordenadoras da ENM Maria das Graças Guedes, que também é presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), e Marílsen Andrade Addario, também vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), participaram da solenidade de entrega da Salva de Prata – a mais alta honraria da Câmara Municipal de São Paulo – ao Copedem nessa sexta-feira (23).
Na ocasião, os cinco magistrados, entre outras autoridades, foram agraciados com diploma e medalha de honra pelos relevantes serviços prestados ao aprimoramento do ensino jurídico e à formação permanente de magistrados.
O nome do desembargador Antônio Rulli, um dos fundadores do Copedem e presidente até o seu falecimento, foi exaltado com emoção na sessão. A iniciativa da homenagem foi proposta pelo vereador Caio Miranda, que afirmou que o reconhecimento público do Copedem se faz necessário devido aos excelentes serviços prestados pela instituição há mais de uma década.
Nelson Missias destacou que “o desembargador Rulli é uma das maiores expressões do Judiciário brasileiro e da vida acadêmica nacional. Foi ele o idealizador do Copedem e é uma personalidade reconhecida mundialmente. A sua perda deixou um vazio enorme, não só para a magistratura, mas para o mundo acadêmico”.
Marcelo Piragibe ressaltou que a entrega da Salva de Prata "foi um coroamento pela história do Copedem e, principalmente, ao trabalho do seu presidente, desembargador Antônio Rulli, de décadas em prol da formação dos magistrados e por sua impecável condução na presidência do Colégio. Ao final foi transmitido um vídeo enaltecendo o desembargador Rulli. Todos nós que convivemos com ele ficamos muito emocionados com a homenagem”.
Para Michelini Jatobá, “a honraria, deferida pelo Legislativo paulistano ao Copedem, aos diretores de escolas estaduais e seus colaboradores, é uma mostra do grande prestígio do inesquecível desembargador Antônio Rulli no meio jurídico e acadêmico nacional. É o reconhecimento de seus esforços à frente do Colégio para o aperfeiçoamento da missão conferida aos juízes e ao Poder Judiciário, e, indiretamente, para a saúde democrática do País. Exaltar sua memória é lembrar quão importante pode ser a visão de um homem que faz toda a diferença”.
Por sua vez, Marílsen Addario enfatizou que "para todos que convivemos com o inesquecível desembargador Rulli, e pudemos estar presentes no evento promovido pela Câmara Municipal para o reconhecimento do Copedem, foi um momento esfuziante e repleto de nostalgia. Tivemos a certeza de que ele nos deu o caminho certo, e que temos muito a fazer pelas escolas de magistratura do Brasil".
Fotos: AMB, Câmara de Vereadores de São Paulo e Copedem
CL




