AMB discute ajustes finais para divulgação da pesquisa “Quem somos. A Magistratura que queremos”

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (18), com a comissão organizadora da pesquisa “Quem somos. A Magistratura que queremos” para discutir diretrizes de divulgação do estudo nacional, que será apresentado oficialmente em fevereiro. Participaram da reunião a vice-presidente Institucional Renata Gil, o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o magistrado Durval Augusto Rezende Filho, e os professores Luiz Werneck Vianna, Maria Alice de Carvalho e Marcelo Burgos, da PUC-Rio.
O grupo definiu a realização, em fevereiro, de um seminário para o lançamento nacional da pesquisa, a produção e distribuição de material visando facilitar a compreensão da sociedade e o trabalho dos jornalistas sobre os dados, bem como a inserção do tema em painéis de debates no Encontro Nacional dos Juízes Estaduais (Enaje), que será realizado pela AMB entre os dias 23 a 25 de maio, em Foz do Iguaçu (PR).
Na visão do presidente Jayme de Oliveira, a pesquisa permitirá apontar temas que os magistrados poderão aprofundar em seus debates e discussões, bem como contribuir com o aprimoramento do Judiciário e das práticas da Associação.
Lançado em maio do ano passado, o estudo, solicitado pela AMB, se propõe a apresentar o perfil da Magistratura brasileira. Para tanto, foram entrevistados cerca de quatro mil magistrados de todo o País. A Associação realiza a pesquisa pela segunda vez. A primeira edição foi em 1997. O ministro Luis Felipe Salomão e a magistrada Renata Gil são os coordenadores do estudo.




