Curso com jornalistas prossegue nesta quarta-feira
A quarta aula do programa Organização Judiciária no Brasil será ministrada nesta quarta-feira, dia 13 de setembro, às 14 horas, no auditório do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (RJ). O curso é voltado para informar jornalistas sobre a estrutura do sistema Judiciário e começou no dia 16 de agosto. As palestras são promovidas pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com o Sistema Globo de Rádio.
Os palestrantes desta quarta-feira serão o coordenador da AMB para a Justiça do Trabalho, Fernando César Teixeira França, e a vice-presidente da AMB para Assuntos Culturais, Morgana Richa. Nas aulas, que se encerram às 18 horas, serão enfocados quais os processos mais comuns e a competência da Justiça do Trabalho.
Dúvidas recorrentes
Na aula anterior, no dia 30 de agosto, os jornalistas acompanharam palestras sobre os temas “O Judiciário e a Imprensa”, “As Fontes”, “O Acesso a Dados” e “A Comunicação” – todas ministradas por Andréa Pachá, vice-presidente da AMB para Comunicação Social. Depois de um breve intervalo de quinze minutos, as palestras recomeçaram, e seguiram até as 18 horas com os juízes André Gustavo Correa de Andrade e Margareth Olivaes abordando os temas “A Responsabilidade Civil e Penal dos Jornalistas”, “Dano Moral”, “A Lei de Imprensa” e “Conflito entre Direito à Privacidade e Direito à Informação”.
Para Andréa Pachá, a aula ministrada na Rede Globo superou as expectativas da AMB. “Os participantes são superinteressados. Foi gratificante ver que eles têm conhecimento da atuação da AMB. Mostra que nosso status de entidade corporativa já é bem reconhecido pelos jornalistas”, disse.
A vice-presidente de Comunicação Social da AMB observou que as dúvidas são semelhantes às que foram apresentadas no primeiro curso que a associação dos magistrados fez com a InfoGloboo, em abril deste ano. “Quase todos querem saber sobre o sistema recursal. Eles também procuram saber sobre o funcionamento das liminares.”




