Presidente da AMB reforça luta por voto aberto na magistratura
A adoção do voto aberto e motivado nas promoções por merecimento de juízes engrandece a carreira da magistratura e os próprios magistrados. A declaração foi feita pelo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Rodrigo Collaço, no dia 2 de setembro, durante o encerramento do VI Congresso Goiano de Magistrados, em Goiânia (GO).
No discurso que fechou o evento, o presidente da AMB discorreu sobre a Reforma do Judiciário e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dentro desses temas, destaque especial foi dado para a instituição do voto aberto nas promoções por merecimento. Para Collaço, a movimentação de carreira feita por voto secreto criava uma relação de desequilíbrio entre os juízes e gerava uma tensão sem escoadouro natural. “Foi uma panela de pressão que foi destampada”, comentou.
Collaço também tratou de outros assuntos no encerramento do Congresso goiano. Ele discutiu a remuneração por subsídio, a importância da Operação Eleições Limpas, e destacou que a AMB não pode ficar restrita a temas corporativos. “Claro que temos de defender nossos associados. Mas a AMB precisa ter inserção social, porque, quando formos tratar de temas corporativos, já teremos credibilidade e respaldo da sociedade.”
Para o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Wilson da Silva Dias, a participação de Rodrigo Collaço foi excelente, trazendo informações para os associados que não têm oportunidades freqüentes de conversar com o presidente da AMB. “A vinda dele a Goiânia abrilhantou nosso evento”, resumiu.




