Nove aulas sobre humanismo, democracia, Direito e sociedade foram suficientes para uma avaliação positiva dos alunos do Curso Direito e Sociedade, que terminou na noite desta quinta-feira, dia 30 de junho. A solenidade de encerramento do curso, uma parceria entre a Escola Nacional da Magistratura (ENM) e o Centro de Estudos do Direito e Sociedade (Cedes) do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), contou com a participação do diretor da Escola, desembargador Luis Felipe Salomão, da vice-presidente de Comunicação da AMB, juíza Andréa Pachá, e do desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, ex-presidente da AMB.

   Cerca de 30 juízes e juízas estaduais, federais e trabalhistas de 12 Estados do País aprenderam em 10 dias de curso — de 20 a 30 de junho — a aplicar nos tribunais as teorias das Ciências Sociais visando à consolidação da democracia. Nas nove lições noturnas ministradas por professores de Ciência Política e Ciências Sociais, os alunos aprenderam a teoria e a prática de temas como humanismo, democracia, Direito e sociedade.

   O professor de Sociologia do Iuperj Luiz Werneck Vianna, organizador do curso, garante que a iniciativa foi uma experiência muito bem-sucedida. “Os alunos participaram ativamente das aulas, fazendo perguntas, e sugeriram que a iniciativa tenha continuidade”. Segundo ele, a abertura intelectual dos magistrados às Ciências Sociais só favorecerá a atividade nos tribunais.

    Confira as estatísticas do curso, divulgadas pelo Iuperj:

    Participantes por sexo: 16 mulheres e 15 homens
Faixa etária: de 27 a 42 anos
Estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo
Tempo médio de magistratura: 11 anos

Gostou? Então compartilhe!