TJ-RS: desembargadora Iris Helena é a primeira mulher eleita para a Presidência

“A antiga batalha de nós, mulheres magistradas, felizmente está produzindo modificações para o país”, afirmou Renata Gil
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul elegeu a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira como nova presidente da corte para o biênio 2022/2023. Também foram escolhidos o desembargador Alberto Delgado Neto, como 1º vice; o desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, como 2º vice; e a desembargadora Lizete Andreis Sebben como 3ª vice-presidente. O desembargador Giovanni Conti foi eleito Corregedor-Geral da Justiça.
A desembargadora Iris disse, logo depois da eleição, que está preparada para o desafio de administrar o Judiciário Gaúcho, já que é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente. "Sabemos dos grandes desafios que teremos pela frente, mas estamos todos preparados para a Administração do TJ-RS, dando continuidade a vários projetos que foram implementados pela gestão do atual presidente, desembargador Voltaire de Lima Moraes", destacou.
Ainda de acordo com a desembargadora eleita, o foco da gestão está definido. "Teremos sempre o nosso olhar voltado para os magistrados, servidores e também aos nossos jurisdicionados, ao povo, que é nosso patrão, e estamos aqui trabalhando por ele", ressaltou.
A presidente da AMB, Renata Gil, comemorou a eleição da desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira como presidente do TJ-RS. “Ela é a primeira mulher negra a ocupar o cargo. A antiga batalha de nós, mulheres magistradas, felizmente está produzindo modificações para o país”, enfatizou.
A vice-presidente de Políticas Remuneratórias da AMB, desembargadora Vera Lúcia Deboni, também parabenizou a nova presidente e os novos vice-presidentes do TJ-RS.
“Desejo sucesso à nova gestão eleita e que tomará posse em fevereiro de 2022, tendo a primeira mulher na Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul”, afirmou.
O processo eleitoral ocorreu por meio de sistema de votação virtual – 136 desembargadores votaram. A desembargadora Iris obteve 71 votos contra 63 do desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, além de dois votos em branco. A posse da nova Administração ocorrerá na primeira semana de fevereiro de 2022.
Carlos Ribeiro (Ascom)




