Em primeira reunião, presidente da AMB, Vanessa Mateus, reforçou compromisso institucional com o segmento

A Secretaria de Pensionistas da AMB realizou sua primeira reunião na atual gestão, marcando o início de um novo ciclo de escuta e fortalecimento institucional.

Durante a reunião, a presidente da AMB, Vanessa Mateus, enfatizou o compromisso institucional com aposentados e pensionistas.

“Os aposentados e pensionistas vivem hoje um fosso remuneratório. Essa é uma das nossas grandes preocupações”, declarou, informando que o tema tem sido tratado em reuniões com ministros em Brasília.

Nova gestão

A reunião consolidou três eixos centrais: fortalecimento institucional, ampliação da base associativa e atuação firme na pauta remuneratória, com o compromisso de transformar a união de todos em resultados concretos para pensionistas em todo o país.

Para fortalecer o grupo, uma das mudanças na nova gestão será a divisão de tarefas entre a pauta institucional e remuneratória e a dimensão social e de acolhimento.

Coordenado pela tesoureira Maria Isabel, o encontro reuniu representantes de diversos estados e destacou a importância da atuação conjunta na defesa de direitos.

Na abertura, a secretária de Assuntos Jurídicos e de Prerrogativas de Pensionistas, Elizabeth Gomes de Mattos, ressaltou o espírito que deve conduzir os trabalhos: “É uma alegria e uma grande disposição de trabalhar por todas nós do Brasil. Juntas vamos trabalhar muito. Pretendo visitar todos os estados para conhecer de perto a situação de cada um. Juntas vamos procurar resolver e conquistar nossos direitos. Juntas somos mais fortes”, afirmou.

Elizabeth anunciou que organizará um cronograma de visitas às associações estaduais para mapear demandas e apresentar resultados ao final da gestão.

Associativismo

Uma das principais pautas da reunião foi a necessidade de ampliar a conexão entre as pensionistas e a AMB, que planeja novos encontros em todos os estados e uma busca ativa de pensionistas ainda não filiadas. A ampliação da base foi apontada como essencial para preservar direitos e garantir força política.

Em sua fala, a tesoureira Maria Isabel reforçou que a AMB tem atuado para minorar desgastes enfrentados pela categoria e lidera nacionalmente o movimento associativo.

“A maior força política da magistratura é a AMB e precisamos sempre reiterar este papel. O fortalecimento da nossa associação é um imperativo para que aposentados e pensionistas tenham seus direitos garantidos”.

A secretária da AMB, Mariel Cavalin dos Santos, colocou a estrutura da entidade à disposição e alertou para a importância da vida associativa.

A secretária de Assuntos Culturais e Sociais da Secretaria de Pensionistas, Haydée Aparecida Mariz de Oliveira, afirmou que haverá a realização periódica de reuniões, a cada seis meses, para ampliar o diálogo e a participação.

Durante o encontro, outras manifestações reforçaram apoio à nova gestão.

A assessora para assuntos de gestão da AMB, Jussara Schittler dos Santos Wandscheer e a presidente da AMC, Janiara Maldaner Corbetta destacaram as conquistas recentes e manifestaram confiança em novos avanços.

Durante a reunião, Elizabeth emocionou ao afirmar: “A AMB é um divisor de águas na nossa vida. Sou viúva há mais de 30 anos e sei o que é o antes e o depois do apoio incondicional que recebemos da AMB”.

Henrique Bolgue (Ascom/AMB)

Gostou? Então compartilhe!