Renata Gil é homenageada na última reunião da gestão

"Foi uma história linda nesses três anos. Sinto uma gratidão profunda”, declarou a presidente da AMB
Durante o encerramento das reuniões de Coordenadorias e Conselhos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a presidente Renata Gil recebeu uma homenagem dos filiados, que foram representados pelo secretário-adjunto, Fernando Cury e pela presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), Marianne Júdice de Mattos. O gesto simbólico foi em reconhecimento do trabalho ao longo do triênio (2020-2022).
Homenagem
Fernando Cury fez das palavras do escritor Mário Quintana as suas, começando com o poema “O Tempo”.
“Essa homenagem transmite um momento de felicidade por um dever cumprido. ‘A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê já são 6 horas, quando se vê, já é sexta-feira, quando já se vê é Natal’... O magistrado segue lendo o verso e destaca: “Rê, há o tempo de chegar e o tempo de partir, o tempo de chorar e de sorrir, o tempo de celebrar e de se unir. O grande segredo da vida é saber usar e abusar, sempre para o bem dessa jornada rara chamada tempo em nossas vidas. No decorrer da trajetória na presidência da AMB, você usou com maestria o seu tempo em prol de toda a magistratura brasileira e de nosso país. Elevou o nome da associação a patamares jamais alcançados, e também mudou a vida de milhares de mulheres.
O secretário-adjunto ressaltou ainda que o legado de Renata Gil transcende gerações e gerará frutos eternos para o Brasil. “Durante esta caminhada estivemos ao seu lado em muitos momentos. Lutamos, celebramos, choramos, rimos, brigamos, mas sobretudo nos empolgamos a cada conquista alcançada. Das lutas coletivas aos pleitos individuais de colegas. Sempre foi nítido o brilho que surgia no seu semblante nas vitórias concretizadas. Fizemos dessa jornada um caminho sólido em favor da magistratura do nosso país”.
Cury pontuou que Renata Gil deixará a presidência da AMB com um legado de união, bem querer, amor e dedicação por tudo aquilo que ela acredita e que torna a todos cidadãos melhores. E finaliza dizendo: “os seus caminhos, de agora em diante, estão nas mãos de Deus. Não temos dúvidas que seguirá firme na construção de uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e plural. Desejamos que na continuação dessa jornada você possa ser feliz, sorrir, dançar, se alegrar, mas como sempre fez, mudar a vida das pessoas para melhor. Muito obrigada por tudo, disse o secretário-adjunto da AMB.
Em suas palavras de agradecimento, a presidente da Amages lembrou que Renata Gil sempre acolheu os presidentes das associações em suas demandas e problemas. “Me recordo das vezes que ela esteve nos estados se reunindo com os presidentes de tribunais, para fazer valer os nossos direitos. Parabenizo pela campanha Sinal Vermelho, e pelo programa de resgate das afegãs (Nós por Elas). Você não levou a AMB para outro patamar. Você levou cada um de nós, magistrados, para outro nível. Você brilhou muito. Agradeço por ter dividido conosco toda a sua luz”, enfatizou Marianne Júdice.
O novo presidente eleito da AMB (2023/2025), Frederico Mendes Junior, também enalteceu a atuação da presidente da Associação. “A Renata investiu na ideia da unidade da magistratura brasileira. Ela enfrentou o momento mais difícil da história do mundo depois da Segunda Guerra Mundial, que foi a pandemia de Covid-19, uma situação inimaginável. Em diversos momentos, algumas ações que costumávamos fazer em grupo, a Renata fez sozinha. Não por ser individualista, mas porque só tinha ela”, explicou.
O coordenador do grupo da Justiça do Trabalho da atual gestão da AMB, juiz Antonio César Coelho, fez questão de presentear e saudar Renata Gil. Emocionada, ela agradeceu e declarou: “foi uma história linda nesses três anos que fiquei à frente da AMB. Sinto uma gratidão profunda. É a história da minha vida e está marcada no meu coração”.
Também estiveram presentes no evento, os integrantes dos Conselhos Executivo e de Representantes da AMB; membros de diversas associações estaduais, militares, federais e trabalhistas da entidade. Além do ministro Humberto Martins (STJ); os deputados Fausto Pinato (PP/SP); Herculano Passos (Republicanos/SP); o ex-deputado Zonta (PP/SC); os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Jayme Martins de Oliveira Neto; Jaime de Cassio Miranda; Rodrigo Badaró; Antônio Edílio; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Marcelo Nobre; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, além de membros do Ministério Público Federal (MPF).
Walquene Sousa (Ascom/AMB)




