O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, recebeu na manhã desta segunda-feira (16), em Mariana (MG), a Medalha do Dia de Minas. A homenagem ocorreu durante a cerimônia que comemorou o Dia do Estado de Minas Gerais e o aniversário de 322 anos de Mariana, primeira cidade e capital mineira. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias, participou da solenidade, que teve como orador, representando o governador Fernando Pimentel, o secretário estadual de Cultura, Ângelo Oswaldo, também condecorado.

Tradicionalmente são homenageadas, com a comenda, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do estado e, também, do Brasil. O presidente Jayme de Oliveira afirmou estar lisonjeado com a honraria e a atribuiu ao importante papel que o Poder Judiciário teve, e têm, na história do estado.

Em seu discurso, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, exaltou a história e a importância de Minas no cenário nacional. Sobre a comenda, ressaltou que a medalha do Dia de Minas é a maior honraria do estado. “Ela representa toda Minas Gerais, e procuramos sempre homenagear pessoas que realmente demonstrem para todo o Brasil a importância, o comprometimento e a transparência na função que exercem, para que a cada dia possamos engrandecer esta medalha e para que essas pessoas que ajudam o País, de alguma forma, possam ser reconhecidas pela mãe de Minas que é nossa cidade Mariana”, declarou o prefeito.

Para o presidente do TJMG, é uma justa homenagem ao presidente da AMB Jayme de Oliveira, “maior líder da magistratura brasileira”, frisou. “O presidente Jayme merece todas as homenagens por tudo que tem feito pela magistratura e pelo Poder Judiciário brasileiro", complementou Nelson Missias.

O presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Maurício Torres Soares, também condecorado com a medalha, falou da tradição de Minas Gerais em reconhecer quem trabalhou em prol do estado. “É com muita honra que vejo vários representantes da magistratura mineira receberam, aqui, a homenagem.  Uma honra, também para nós, recebermos o presidente Jayme, também condecorado”, disse.

Entre os representantes da magistratura homenageados em Mariana estavam Maurício Torres Soares (presidente da Amagis e desembargador do TJMG), Valéria da Silva Rodrigues (juíza de direito titular da Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte), Álvares Cabral da Silva (desembargador da 10ª Câmara Cível do TJMG), Alberto Diniz Júnior (desembargador – TJMG), Paulo Calmon Nogueira da Gama (desembargador – TJMG), Marcos Lincoln dos Santos (desembargador – TJMG), Octavio Augusto de Nigris Boccalini (desembargador – TJMG), Pedro Coelho Vergara (desembargador - TJMG), Eduardo Machado Costa (desembargador do TJMG 5ª Câmara).

Confira aqui lista completa dos agraciados com a Medalha do Dia de Minas 2018.

Dia de Minas

A história de Mariana é sempre homenageada no dia 16 de julho, Dia de Minas e aniversário da cidade, quando o Governo do Estado é simbolicamente transferido para lá.

A solenidade remonta às tradições do estado. Em 1711, a Vila de Nossa Senhora do Carmo recebeu o título de primeira capital de Minas. Somente mais tarde, se transformou em município e recebeu o nome de Mariana, em homenagem à rainha Maria Ana D’Áustria, esposa do rei de Portugal Dom João Quinto. O título de capital durou apenas nove anos. Em 1720, a sede do estado foi transferida para Ouro Preto. A semana em que recai o dia 16 de julho fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o estado.

Taluama Cabral

Gostou? Então compartilhe!