A primeira reunião dos novos integrantes dos Conselhos Executivo e Fiscal da AMB aconteceu na manhã desta sexta-feira (16) na sede da entidade, em Brasília. Convocados pelo presidente Jayme de Oliveira, vice-presidentes, coordenadores e diretores propuseram demandas e estratégias para 2017.

“O encontro foi muito produtivo. Alguns colegas não se conheciam, temos representantes de várias regiões e já conseguimos definir uma pauta para os trabalhos do começo de ano. Também foi um momento de apresentação. Agora, todos irão elaborar um projeto ou plano de trabalho para seus departamentos. A partir da segunda reunião, começaremos a dar um direcionamento aos trabalhos”, explicou o presidente.

Conheça as impressões de alguns dos presentes à reunião:

“Foi muito produtivo. Jayme é uma pessoa serena e tem a verdadeira dimensão da magistratura brasileira. Ele ressaltou que as eleições já passaram e que agora é hora de união, porque o dezembro sombrio que a magistratura viveu poderá continuar em 2017. O presidente tem convocado os juízes para evitar o pior: não deixar que haja perda de conquistas, e sim novas vitórias”.
Vice-presidente de Planejamento Estratégico, Previdência e Assuntos Jurídicos, Nelson Missiais

“Nos momentos de aguda crise institucional, aliás, sem precedentes na história recente do País, caberá ao presidente Jayme conduzir a magistratura nacional no caminho da temperança e do diálogo, sem subserviência aos que desejam nos diminuir. A classe depositou essa esperança na chapa AMB Forte e hoje se inicia o trajeto da mudança de forma madura e cautelosa, calcada nos interesses dos magistrados, papel fundamental da associação”.
Vice-presidente de Comunicação, Heyder Ferreira

Hoje é o primeiro dia e há dois lados dessa atividade. O primeiro é o da administração interna que está se iniciando: estamos tomando pé de todos os acontecimentos, contratos e compromissos da AMB. O segundo: a preocupação com a defesa das prerrogativas da magistratura. O mundo vive um momento difícil, diferente, e a magistratura, talvez, esteja em seu momento mais dramático na história contemporânea. É preciso começar a pensar em soluções juntamente com todos os ramos do Judiciário. Na democracia, as soluções só são possíveis com o diálogo e consenso. Vamos abrir as portas que estão fechadas, construir novas pontes e soluções plurais”.
Coordenador da Justiça Estadual, Frederico Mendes Júnior

“A reunião foi profícua. Traçamos as metas mínimas para iniciar os trabalhos. O grupo está muito motivado e feliz de ter se encontrado. Alguns nem se conheciam pessoalmente. Todos estão conscientes da necessidade de união do grupo, porque a pauta que temos pela frente é bastante dura, e têm projetos já desenhados. Isso demonstra que as pessoas já estavam preparadas para assumir as funções para as quais foram eleitas”.
Vice-presidente Institucional, Renata Gil

“Foi uma reunião de apresentação, conhecendo os colegas da nova administração, algumas diretorias, e cada um se propondo a ajudar, a trabalhar juntos para a construção de uma nova AMB, uma AMB forte, representativa, que venha atender o anseio da magistratura, principalmente nesse momento de crise que estamos atravessando”.
Vice-presidente Administrativa, Maria Isabel da Silva

“A expectativa é que no campo político a AMB consiga se aproximar mais do Congresso Nacional, atuar como pacificadora neste momento difícil de conflitos entre os Poderes. Tenho certeza que o Jayme, como nosso presidente, está mais do que apto para realizar essa tarefa. No campo da escola, que é onde vou atuar, a perspectiva é dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela escola nacional, aperfeiçoar o que for possível, para que possamos trabalhar cada vez mais pela evolução técnica dos magistrados”.
Vice-diretor presidente da ENM, Sérgio Ricardo de Souza

“Nossa primeira reunião foi muito produtiva e vemos o presidente Jayme de Oliveira como um líder da magistratura. Ele também é um ótimo gestor, como foi visto na Apamagis, e a intenção primeira é unir a magistratura e trabalhar dia a dia para que tenhamos nossas prerrogativas mantidas e as conquistas mantidas”.
Vice-presidente de Direitos Humanos, Julianne Freire Marques

“A reunião foi dentro do esperado: objetiva, com propostas de trabalho, identificando os colegas das respectivas pastas e já promovendo, como dever de casa, a estruturação de cada unidade e diretoria para apresentar suas propostas em um plano de trabalho. Vivemos um período historicamente de exceção. Nunca houve uma articulação tão grande da imprensa, dos Poderes Legislativo e Executivo e da opinião pública dirigidas contra a magistratura. Temos que reagir e essa foi a tônica do encontro de hoje”.
Vice-presidente de Assuntos Legislativos, Jerson Moacir Gubert

“A primeira reunião demonstrou a força do grupo e o estímulo que cada um está trazendo para que a AMB possa ter essa participação efetiva junto aos magistrados. Neste primeiro encontro tivemos um engajamento de todos para que a gente possa realmente fazer valer o tema da nossa campanha: AMB Forte”.
Vice-presidente de Interiorização, Francisco Borges

“Queremos responder às expectativas de todos os associados e também de todos os ramos da Justiça para que a AMB possa cumprir o seu papel de defesa da magistratura e suas prerrogativas sempre com foco na democracia. A manutenção de um juiz forte e independente é essencial para a democracia. O objetivo aqui é atender à expectativa de que o primeiro foco da AMB seja sempre o magistrado”
Integrante da Secretaria de Relações Internacionais, Geraldo Dutra de Andrade Neto

Gostou? Então compartilhe!