Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho assume a presidência do TJRJ

Na tarde desta segunda-feira (2), o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) para o biênio 2015-2016. O evento também marcou a posse da corregedora-geral do Tribunal, desembargadora Maria Augusta Vaz.
O vice-presidente Institucional da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Sérgio Junkes, e o diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Cláudio dell’Orto, prestigiaram a solenidade e destacaram o perfil democrático do magistrado. “O desembargador Luiz Fernando conhece com profundidade os problemas e desafios que o Judiciário tem pela frente, além de ter um perfil agregador – o que é de extrema importância para garantir avanços à Justiça carioca e brasileira. Ele tem o apoio da AMB nesta missão”, ressaltou Junkes.
O desembargador Cláudio dell’Orto lembrou ainda que o presidente do TJRJ deve dar continuidade ao trabalho de muitos anos pela valorização da magistratura, inclusive quando esteve à frente da AMB: “Luiz Fernando continua fiel às lutas republicanas que empreendeu quando foi presidente da AMB e em seu discurso de posse anunciou medidas destinadas a permitir que toda a magistratura, em especial a de 1º grau, possa participar das decisões administrativas do TJRJ.”
Magistrado há 32 anos, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho foi presidente da AMB nos anos de 1998 e 1999 e da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) entre 1995 e 1997. É desembargador há 15 anos e especialista em Direito Constitucional e Processo Civil. Foi eleito presidente do TJRJ em dezembro do ano passado, na primeira eleição do Tribunal desde a alteração em seu Regimento Interno - que permitiu que todos os desembargadores se candidatassem para a direção da corte e liberou aos ex-dirigentes a oportunidade de concorrerem a funções que já tenham exercido, desde que transcorrido um intervalo de dois mandatos e por período máximo de quatro anos.




