Exclusivo: revista AMB+ traz entrevista com o presidente do Congresso Nacional sobre o VTM

Entre as novidades da edição, o candidato à presidência da AMB também conversou sobre as novas propostas
Mais do que uma promessa, um compromisso. Esse foi o recado dado aos magistrados brasileiros pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), sobre a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 63/2013), que trata da Valorização por Tempo de Magistratura (VTM). A entrevista exclusiva com Pacheco é um dos destaques da nova edição da revista AMB+, produzida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e lançada nesta terça-feira (4), em versão on-line para todos os filiados. As eleições da AMB, o reajuste dos subsídios, a defesa do estado democrático de Direito e a força do associativismo também complementam o periódico.
“A inclusão da PEC 63/2013 na pauta do Plenário será definida em reunião com os líderes partidários do Senado, após o encerramento das eleições deste ano”, afirmou Pacheco à revista. Esse não é o único projeto em tramitação no Congresso que concentra a atenção da Magistratura. O Projeto de Lei 2438/2022, que trata do reajuste do subsídio do Poder Judiciário, também é tema de reportagem especial. “A AMB está buscando a rápida tramitação desse PL no Congresso”, afirmou a presidente da entidade, Renata Gil.
Outra entrevista chama atenção na nova edição: o candidato da chapa única à presidência da AMB 2023/2025, Frederico Mendes Junior (TJ-PR), fala sobre desafios, perspectivas e prioridades de sua gestão.
A força da AMB na Casa Legislativa é um dos resultados da força do associativismo. A entidade conta com a filiação de 77% dos magistrados(as) que compõem o Judiciário do país, o que mostra a dimensão institucional da Associação – a maior do mundo. O crescimento no número de filiados é vertiginoso. Os detalhes desse movimento de união da categoria são contados em uma reportagem especial da nova edição da revista.
A defesa do estado democrático de Direito, o poder da justiça restaurativa, o relatório Justiça em Números e os impactos da inteligência artificial nos processos criminais compõem a série de reportagens da AMB+, além de dicas de roteiros, vinhos e pratos regionais.
Confira neste link a versão digital completa.
Paula Andrade (Ascom/AMB)




