"Uma homenagem merecida pela nobre função que ocupam”, disse Frederico Mendes Júnior

Membros da Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) prestigiaram, nesta quarta-feira (17), a sessão solene realizada no Senado Federal em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio. De acordo com o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, que esteve na cerimônia, os Defensores garantem o direito do cidadão de acessar o Poder Judiciário. “Os defensores públicos são indispensáveis para o bom funcionamento do sistema de Justiça, atuando no direito à defesa dos cidadãos. Uma homenagem merecida pela nobre função que ocupam”, disse.

A sessão foi presidida pelo Senador Fabiano Contarato, autor do requerimento para a realização da solenidade. Para o Parlamentar, a Defensoria Pública atua para garantir o acesso à Justiça. “O reconhecimento dos direitos das pessoas hipossuficientes exige um incessante esforço institucional em todas as esferas, para que a garantia dos direitos relacionados ao livre e completo exercício da cidadania não seja apenas um sofisma legislativo”, afirmou.

A Presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte, celebrou o reconhecimento da instituição. “Hoje, afirmo que festejar a Defensoria Pública é defender um movimento de ação pela inclusão. É celebrar a construção de espaço onde o trabalho de defensores e defensoras resultem na instrumentação dos direitos das pessoas em vulnerabilidade”, concluiu.

A Vice-Presidente Administrativa da AMB, Julianne Freire Marques; o Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Manoel Murietta; e o Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, também estiveram presentes na solenidade.


Laura Beal Bordin (Ascom AMB)

Gostou? Então compartilhe!