O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, integrantes da diretoria e presidentes de associações regionais acompanharam a exibição do documentário "A Juíza", que retrata a trajetória da ministra da Suprema Corte dos Estados Unidos, Ruth Bader Ginsburg, pioneira na luta pelos direitos das mulheres, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quarta-feira (8).

De acordo com o ministro Dias Toffoli, presidente da Corte, o evento faz parte de uma estratégia de mobilização do Judiciário brasileiro em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o que trata sobre a equidade de gênero. Ao citar dados sobre a participação feminina no Judiciário nacional, ele destacou a importância de incluir a discussão de gênero na agenda do STF.

Para Toffoli, o grande legado da magistrada norte-americana foi chamar a atenção para o problema da discriminação de gênero nos Estados Unidos sob a perspectiva da defesa dos direitos constitucionais do cidadão.

Os ministros Alexandre de Moraes e Rosa Weber, do STF, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entre outras autoridades também participaram do evento. O documentário, dirigido por Betsy West e Julie Cohen, foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário e Melhor Canção Original e lançado no Festival de Sundance, em 2018. A obra chega ao circuito comercial brasileiro de cinemas em 23 de maio.

Assistiram ao documentário Julianne Marques (vice-presidente de Direitos Humanos), Márcio Tokars (diretor-tesoureiro), Paulo Casseb (coordenador da Justiça Militar), Maria Domitila Prado Manssur (Secretaria de Gênero e da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar); e os presidentes de associações: Andrea Bunn (Amatra 12), Vera Deboni (Ajuris), Antônio César Pereira (Amatra 14), Fernando Bartoletti (Apamagis), Danniel Bonfim (Asmac), Maria Aparecida Gadelha (AMPB) e Eduardo Siravegna (Amamsul), Camila Caldas (Amatra 9), Emanuel Bonfim (Amepe), Herval Sampaio (Amarn), Daniel Peçanha (Amages), Jussara Schittler (AMC), Renato Cícero Albuquerque (Amarr), Elayne Cantuária (Amaap), Fábio Esteves (Amagis-DF), Farley Ferreira (Amatra 2), Ney Costa Alcântara de Oliveira (Almagis), Tiago de Abreu (Amam), Gustavo Plech (Amase), além da vice-presidente da Apamagis, Vanessa Mateus.

Gostou? Então compartilhe!