Diretoria da AMB amplia o diálogo com o Legislativo durante a posse de parlamentares e eleições no Congresso Nacional

Democracia e união dos Poderes foram os destaques durante os eventos. Nos bastidores, a Associação reforça os interesses da Magistratura com os presidentes
Pelos corredores do Parlamento, é possível perceber o clima de harmonia entre os Poderes, o qual aponta um novo cenário político para 2023. Durante a posse de deputados e senadores, a Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) ampliou o diálogo com os parlamentares da Legislatura (2023-2027).
Nesta quarta-feira (1), também ocorreram as eleições das mesas diretoras – o Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito para a Presidência do Senado Federal e do Congresso Nacional. O Deputado Federal Arthur Lira (PP-AL) se reelegeu e comandará os trabalhos da Câmara no biênio 2023-2024.
“Prestigiamos a posse de 513 deputados e 27 senadores. Nobre conquista, atestada pela prevalência da vontade popular, em razão da predileção do povo às suas propostas de trabalho e à missão de promover a democracia e o desenvolvimento do país”, disse o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior.
Nos encontros de hoje à tarde, a Diretoria da AMB também discutiu as principais pautas da Judicatura – PEC da Permuta, novo VTM e o PL do Teto Remuneratório.
“Estamos mantendo e criando interlocuções com os protagonistas da nova Legislatura a fim de dar celeridade às propostas e aos projetos de Lei de interesse da Magistratura que estão na esteira da apreciação nas duas Casas”, afirmou o presidente da AMB que acrescentou ainda: “A Magistratura é a grande garantidora da democracia e cumpre com a honrosa missão de assegurar os preceitos constitucionais. A reestruturação da carreira é a resposta digna do Parlamento ao empenho da Judicatura em manter a ordem e o progresso do país”, concluiu.

A Vice-presidente de Assuntos Legislativos da AMB, Eunice Haddad, afirmou que a presença da AMB nos eventos do Parlamento amplia o diálogo com o Poder Legislativo. “Mostramos que os Poderes unidos formam a verdadeira democracia”, completou.
Presidentes reeleitos
O Presidente reeleito do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que discutirá os temas do Poder Judiciário junto às associações da Magistratura e do Ministério Público. “Vamos atuar juntos, Executivo, Legislativo e Judiciário, no fortalecimento da nossa democracia”.
Já o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também reeleito, afirmou que a classe política e o Poder Judiciário devem trabalhar em prol da sociedade brasileira e do Estado Democrático de Direito. “Os Poderes da República devem dar o exemplo e atuar cada qual, em seu espaço constitucional, por todos os brasileiros”.
Também estiveram presentes no Congresso Nacional, os Secretários da AMB Marcel Ferreira dos Santos; Carlos Alberto Martins Filho, também presidente da Amagis-DF; o Diretor de Assuntos Legislativos, Fernando Bueno da Graça; o assessor da Presidência da AMB, Thiago Massad; e o vice-diretor do Centro de Pesquisas Judiciais da AMB, desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão.
Laura Beal Bordin (Ascom AMB)




