Diretoria da AMB acompanha Cúpula de Presidentes de Supremas Cortes do G20 no Rio

Encontro da organização internacional debate meio ambiente, transformação digital e inclusão social da perspectiva dos Poderes Judiciários dos seus Estados-membros
A Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) acompanhou nesta segunda-feira (13) o primeiro dia de realização da Cúpula de Presidentes de Supremas Cortes Constitucionais dos Membros do G20, no Rio de Janeiro (RJ).
O fórum de cooperação internacional que reúne as 19 maiores economias mundiais, a União Europeia e a União Africana estará reunido na capital fluminense até terça-feira (14) para o intercâmbio de ideias e iniciativas sobre temas jurídicos atuais. O objetivo é instituir um fórum global para os órgãos de jurisdição constitucional.
“Essa é uma iniciativa da mais alta relevância e reúne os Presidentes das Supremas Cortes para a troca de experiências em temas contemporâneos importantes como meio ambiente, inclusão social e impacto das tecnologias nos Judiciários. Os países têm essa oportunidade de aprender uns com os outros e a AMB esteve presente para acompanhar os debates e contribuir no que for necessário para a efetividade desse intercâmbio”, disse o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior.

Cooperação multilateral e bilateral
O evento foi organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e está sendo realizado no contexto da Presidência do Brasil no G20 ao longo de 2024.
O encontro debate os temas “Promoção da cidadania e da inclusão social pelo Poder Judiciário”; “Litigância climática e desenvolvimento sustentável”; “Transformação digital e uso da tecnologia para a eficiência da justiça”.
A finalidade é analisar os três temas no âmbito do fórum e avaliar projetos de cooperação multilateral e bilateral sobre esses assuntos.




