Comissão da AMB para estudo do Relatório Justiça em Números traça estratégia de trabalho

A AMB realizou a primeira reunião da comissão instituída para estudar o Relatório Justiça em Números 2017, ano-base 2016. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (14), com a participação do presidente da entidade, Jayme de Oliveira.
O grupo estabeleceu a metodologia de trabalho com o objetivo de sugerir o aprimoramento dos dados estatísticos do anuário produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ficou deliberado que no dia 6 de abril ocorrerá a próxima reunião, dividida em duas etapas. Na primeira, o grupo elencará os pontos que necessitam de revisão; na segunda, com a participação de técnicos de Tribunais de Justiça, que fundamentarão as decisões a serem tomadas.
O coordenador da comissão e vice-presidente de Políticas Remuneratórias, Paulo César Neves, explicou que o grupo foi criado devido à preocupação da AMB de que os dados estatísticos do Justiça em Números têm repercussão nacional, com utilização pela sociedade e pela imprensa, mas nem todos refletem de maneira precisa o trabalho da magistratura.
“Esta primeira reunião foi muito importante, porque os membros da comissão puderam estabelecer a estratégia de trabalho para alcançar o objetivo final de realizar uma crítica sobre o relatório. O que queremos com isso é contribuir para seu aprimoramento. Desejamos que o anuário realmente reflita a realidade do Poder Judiciário brasileiro”, avaliou o coordenador.
Além do presidente e do coordenador, estiveram presentes ao encontro os integrantes da comissão: Maurício Drummond (vice-presidente de Assuntos Legislativos Trabalhistas da AMB), Kátia Parente (coordenadora da Escola Nacional da Magistratura) e Ricardo Chimenti (secretário de Juizados Especiais).
Também participaram o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Fernando Bartoletti, e a vice-presidente de Direitos Humanos da AMB, Julianne Marques.




