Ceará e Rio de Janeiro vencem Campeonato Nacional de Futebol da AMB

As campeãs foram as associações ACM e AMAERJ
As equipes da Associação Cearense de Magistrados (ACM), na categoria Livre, e da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMAERJ), na categoria Sênior, foram as grandes vencedoras do Campeonato Nacional de Futebol Society da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O anúncio dos campeões e demais destaques da competição foi feito no último sábado (26), durante a confraternização organizada pela Associação Mato-Grossense de Magistrados (AMAM), onde o principal aspecto ressaltado foi o caráter de integração do evento.
O diretor de Esportes da AMAM, Jurandir Florêncio de Castilho Junior, comentou a satisfação de ver o salão repleto. “Pelo o que me lembro dos outros campeonatos, raramente vi no encerramento a presença de tantos colegas, inclusive com seus familiares. Nos enche de alegria esse congraçamento com tanta gente”. Ele ressaltou que o próprio regulamento da competição preconiza que o objetivo maior “é a integração, a oportunidade de conhecer colegas de todas as regiões e estados”. Ele disse ainda que momentos assim permitem fazer novas amizades, comemorou.
Castilho Junior aproveitou para revelar uma preocupação nesse sentido. “Esse campeonato tem que subsistir diante das dificuldades que estão cada vez maiores. Tem sido difícil para as associações montar e manter as equipes com magistrados que queiram participar. Para nós foi um desafio, mas conseguimos. Então eu acho que pelo menos no quesito integração nós estamos de parabéns”, finalizou.
O diretor de Esportes da AMB, Marcus Vinicius Gouvea Quintas, destacou a organização do evento e a receptividade. “Não é fácil organizar um encontro desse porte, pois são duas categorias, então temos que enaltecer o trabalho que foi realizado por esta associação. Cerca de 200 atletas vieram a Cuiabá participar, isso demonstra a força do esporte na nossa entidade nacional, um importante fator de integração e de amizade entre nós”, frisou. Ele ainda agradeceu, em nome da AMB, a presença de todos, o trabalho realizado pela Comissão Disciplinar e, principalmente, cumprimentou as equipes vencedoras pela grande conquista.
O novo diretor de Esportes da AMAM, Luiz Felipe Lara de Souza, que representou o presidente da entidade, Tiago Abreu, ratificou o que Jurandir e Quintas falaram e enalteceu a presença dos atletas e seus familiares. “Mato Grosso fez um único compromisso quando resolveu sediar esse campeonato, e não foi o de vencer a competição, mais sim de receber e acolher todos vocês. Futebol se decide dentro de campo, mas nós queríamos mostrar isso, a magistratura se diz unida por um princípio maior, mas a unidade começa aqui, entre nós”, salientou.

Diferencial e homenagens
A organização do Campeonato também foi destacada pelos participantes do jogos, especialmente das equipes vencedoras. O capitão do time da ACM, Hugo Gutparakis de Miranda, comemorou o bicampeonato. A equipe conquistou o título em 2019, antes da interrupção de dois anos causada pela pandemia. “O evento foi extremamente organizado, uma estrutura excelente. Teve a parte da fisioterapia que as outras competições não tiveram. Fica até uma lição para os próximos. Tinha também crioterapia, botas de massagem fisioterapêutica que ajudam na recuperação, porque é um campeonato curto, mas com muitos jogos, ainda mais quando tem quartas de final. Na verdade, nós não somos atletas e essa parte de fisioterapia ajudou bastante”, analisou.
Ricardo Starling, diretor de Desportos da Amaerj, reafirmou os elogios. “Já organizamos campeonato também, sabemos da dificuldade que é realizar um torneio com uma categoria. Aqui foi organizado um torneio com duas categorias diferentes, uma quantidade de juízes muito maior do que se está acostumado. Fomos muito bem recebidos, além de uma logística que é uma das coisas mais difíceis, perfeita”, enalteceu.
O juiz fluminense lembrou da homenagem feita na abertura do campeonato ao saudoso desembargador Jurandir Florêncio de Castilho e aproveitou para destacar a ausência do desembargador Antônio Jayme Boente, falecido e abril deste ano. “Ele era nosso goleiro mas, mais do que isso, uma grande liderança que nos unia, que nos ensinou a importância dessas confraternizações com colegas de outros estados. Nos ensinou que o que fica justamente é a amizade que a gente faz no futebol, as histórias, os reencontros. Fica a saudade do desembargador Jayme Boente. Então a gente tem que valorizar muito isso aqui, valorizar essa amizade”, propôs.
Confira a lista de premiados do Campeonato Nacional de Futebol Society da AMB 2022:
Sênior
Campeão - AMAERJ (RJ)
Vice-campeão - AMAGIS (MG)
3º lugar - AJURIS (RS)
Artilheiro – Hilbert Maximiliano Akihito Obara - AJURIS (4 Gols)
Goleiro - Guilherme Rodrigues de Andrade (AMAERJ)
Time disciplinado - AMEPA (PA)
Livre
Campeão - ACM (CE)
Vice-campeão - APAMAGIS (SP)
3º lugar - AMC/AMATRA12 (SC)
Artilheiro – Gustavo Menegazzi (AMC/AMATRA12)
Goleiro - Gustavo Farias (AMC/AMATRA12)
Time disciplinado - AMAERJ (1 cartão amarelo) e AJURIS (1 cartão amarelo)
Fotos: Allan Galhardo
Assessoria da AMAM/ Pau e Prosa Comunicação




