Bastidores: Renata Gil intensifica a articulação da votação da VTM, recomposição de subsídios e PEC das eleições diretas nos Tribunais

”É importante que os temas continuem aquecidos e sejam discutidos por todos os integrantes da Magistratura”, disse Renata Gil
A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, teve uma agenda intensa em Brasília nesta terça-feira (08), intensificando a articulação das principais pautas de interesse da magistratura.

Além de acompanhar a votação no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Renata Gil também esteve na Câmara dos Deputados, trabalhando pela votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 187/2012, que garante as eleições diretas para a mesa diretora dos tribunais.
A PEC 187/2012 é uma pauta histórica da AMB. Neste ano, a PEC 26/2022 foi protocolada e apensada à proposta da 187 para evitar a eleição direta para tribunais com mais de 150 integrantes. Uma intensa articulação dos membros da diretoria da entidade, a PEC 26 foi desapensada.
“Continuamos nessa luta histórica e democrática que é a eleição direta para os tribunais. É importante que o tema continue aquecido e seja discutido por todos os integrantes da magistratura”, afirmou Renata Gil.

Outra pauta tratada no parlamento pela presidente da AMB, foi a votação da recomposição remuneratória da magistratura, que precisa ser aprovada pelo Congresso. Renata Gil também se reuniu com o líder do governo, senador Carlos Portinho (PL-RJ) para falar sobre a PEC 63/2013, da Valorização por Tempo de Magistratura. “Mantemos a nossa firme atuação parlamentar para garantir a efetividade das prerrogativas da magistratura”, disse a magistrada.
Também estiveram presentes a secretária-geral da AMB, Julianne Freire Marques, o secretário-geral adjunto, Fernando Chemin Cury e o membro da diretoria de assuntos legislativos, Leonardo Trigueiro.
Laura Beal Bordin (Ascom AMB)




