“Presidente efetiva, participativa, guerreira, sobretudo na defesa da magistratura brasileira”, destacou

O protagonismo da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a atuação de Renata Gil à frente da entidade foram destaques no discurso do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, nesta terça-feira (1º), na abertura do Ano Judiciário de 2022. A sessão da Corte Especial ocorreu de forma híbrida – presencial e por videoconferência – com transmissão ao vivo pelo YouTube. Clique aqui.

“Quero saudar a minha querida e briosa Associação, da qual faço parte com muito orgulho, tanto em Alagoas (Associação dos Magistrados de Alagoas). E com muito prazer e satisfação, porque tem uma dinâmica de uma presidente, efetiva, participativa, guerreira, sobretudo na defesa da magistratura brasileira. Essa nossa sempre presente juíza e sempre presente presidente Renata Gil”, enalteceu.

Ao retribuir os elogios, a presidente da AMB enfatizou o empenho do STJ em fazer jus ao título que recebeu de Tribunal da Cidadania, ao buscar, incansavelmente, garantir uma prestação jurisdicional célere e eficiente em meio às adaptações impostas pela pandemia.

"O ministro Humberto mostrou na abertura, hoje, como essa Corte se comportou mesmo em período de pandemia. Mais de nove mil processos julgados, um número muito expressivo do Tribunal da Cidadania. E, hoje, nessa abertura, o que ficou marcado é a união de todo o sistema de Justiça com a presença em massa dos conselheiros da Ordem (OAB) eleitos; a presença das associações da magistratura aqui representadas. Isso demonstra à sociedade que o Judiciário brasileiro é o melhor do mundo, porque está preparado, inclusive, de forma digital com suas instalações para receber todos os pedidos que a sociedade apresentar”, finalizou Renata Gil.

Os números destacados pela presidente Renata Gil fazem parte do balanço apresentado pela presidência do Tribunal, durante a sessão, com o objetivo de realizar uma espécie de prestação de contas sobre a produtividade dos ministros e servidores.

De acordo com o ministro Humberto Martins, houve mais um recorde em relação à quantidade de decisões proferidas ao longo do plantão judiciário, que corresponde ao período entre 20 de dezembro de 2021 e 31 de janeiro de deste ano. O levantamento aponta 9.108 decisões, contra 9 mil registrados no mesmo intervalo de 2020 e 2021.

"Esta é uma oportunidade para reafirmarmos a importância do Judiciário brasileiro para o crescimento e o desenvolvimento do Brasil, e também para o avanço da democracia, do Estado de Direito e, sobretudo, para o fortalecimento dos poderes da República", comemorou o presidente do STJ.


Daiane Garcez (Ascom)

Gostou? Então compartilhe!