AMB prestigia sessão solene do Congresso Nacional em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A vice-presidente de Direitos Humanos da AMB, Julianne Freire Marques, representou a entidade na sessão solene do Congresso Nacional em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A cerimônia, que ocorreu nesta quarta-feira (8) no plenário do Senado Federal, foi conduzida pelo presidente da Casa, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).
Para a magistrada, é importante a luta das mulheres por direitos iguais. “Está mais do que provado que temos capacidade para exercer os mesmos cargos que os homens. Tanto que há várias mulheres na magistratura”, afirmou.
Julianne exemplificou que inclusive o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) são atualmente liderados por mulheres: as ministras Cármem Lúcia e Laurita Vaz, respectivamente. “No entanto, ainda temos um número pequeno de colegas nos tribunais e nas presidências das associações estaduais. Com certeza há possibilidade de termos mais mulheres na vida associativa, porque temos mulheres capacitadas para isso”, avaliou.
“Esta luta iniciada há tantos anos com certeza abriu muitos caminhos para nós. Caminhos que na grande maioria das vezes são extremamente difíceis. Tivemos a primeira mulher magistrada em 1939 e evoluímos muito. Mas ainda podemos alcançar mais representatividade na magistratura e na vida associativa”, completou a vice-presidente da AMB.
Diploma Bertha Lutz
Na ocasião, ocorreu a entrega do Diploma Bertha Lutz, concedido a cinco personalidades que ofereceram contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil, em qualquer área de atuação.
As agraciadas desta 16ª edição foram: Denice Santiago Santos do Rosário, major da Polícia Militar da Bahia; Diza Gonzaga, criadora da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga; Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert, embaixadora do Brasil junto à República da Sérvia e Montenegro; Raimunda Luzia de Brito, ex-presidente do projeto Coletivo de Mulheres Negras do estado do Mato Grosso do Sul; e Tatiane Bernardi Teixeira Pinto, escritora paulista.
Algumas magistradas já foram premiadas nas edições anteriores, entre as quais a desembargadora Maria Berenice Dias (2002), a juíza Andréa Maciel Pachá (2010), a ministra Delaíde Arantes (2014), a ministra Cármem Lúcia (2015) e a ministra aposentada Ellen Gracie Northfleet (2016).
Saiba mais sobre as agraciadas com o Diploma Bertha Lutz 2017.




